Santo André promove encontro entre secretarias e MP para fortalecer rede de proteção aos mais vulneráveis

In ABCD On
- Updated
1º Encontro MP e secretarias, no Cine Carlos Gomes. Fotos: Alex Cavanha/PMSA

Secretários e técnicos discutiram, acima de tudo, ações conjuntas para atender a quem mais precisa; promotor elogia comprometimento do município

Integrantes das secretarias de Saúde, Educação, Cidadania e Assistência Social, Esporte e Prática Esportiva, Pessoa com Deficiência e Cultura estiveram reunidos nesta quarta-feira (24.08) com procuradores do Ministério Público no Cine Theatro Carlos Gomes, no Centro.

O objetivo foi alinhar os serviços oferecidos pela rede de proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade e portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante o encontro, de quatro horas, foram discutidas ações conjuntas para ofertar serviços públicos de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade.

Como, por exemplo, o Consultório na Rua, iniciativa da Secretaria de Saúde.

Em março, no 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, a iniciativa foi premiada por trabalho com gestantes que vivem nas ruas.

O promotor de Justiça Juliano Augusto Dessimoni Vicente deixou a reunião satisfeito.

“Foi excelente a adesão de todos os órgãos, o interesse demonstrado, e isso dá ânimo para a gente continuar o trabalho. Foi um primeiro encontro com a ampla cooperação que se espera entre os órgãos da prefeitura, secretarias e organizações não governamentais com o objetivo de melhorar políticas públicas envolvendo crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e as vítimas de violência sexual”, comentou.

A ideia da promotoria é que aconteçam novos encontros mensais ou bimestrais.

“Esse foi um ponto de partida para construção de laços visando melhorar os fluxos e os procedimentos que já existem no município, com o objetivo de aperfeiçoá-los. A ideia é que a gente realize novo encontro no mês que vem e, a partir de então, estabeleça, conforme ocorrerem os encaminhamentos, reuniões mensais ou bimestrais”, destacou Juliano.

Iniciativas fundamentais

“Tenho certeza de que esse encontro trouxe iniciativas fundamentais para garantir uma cidade pacificada, tranquila, mas com pontos de atenção para quem mais precisa. Quero agradecer a parceria com o Ministério Público, que tem dado contribuições à defesa de quem mais precisa. Para nós é muito importante participar com toda a nossa equipe e eu tenho certeza que colheremos bons frutos deste trabalho”, comentou, da mesma forma, o prefeito Paulo Serra.

“Quando falamos de pessoas em situação de vulnerabilidade estamos falando de pessoas que são discriminadas, indivíduos para os quais a sociedade já fechou os olhos e que ainda sofre violência. Para identificar e acolher essas pessoas é fundamental o acompanhamento por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que identificam onde estão os mais vulneráveis e isso é fundamental”, comentou o secretário de Saúde, José Police Neto.

Secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir, comemorou, portanto, a iniciativa.

“Melhorar os fluxos de protocolos é um desejo da assistência social. Essa integração é que vai fazer o idoso, por exemplo, superar a situação de vulnerabilidade”, assinalou

“Não existe uma sociedade que avance sem diálogo. Nos reunimos para saber como uma secretaria pode ajudar a outra para que aquele cidadão que mais precisa seja atendido”, disse, em conclusão.

You may also read!

GCM de Ribeirão Pires detém dois menores de idade com moto adulterada

Jovens tentaram fugir, sem sucesso; adulteração era grosseira A GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires apreendeu dois menores de

Read More...

Primeiro Drive-Thru de Lixo Eletrônico de 2025 acontece em Ribeirão Pires na quinta-feira (30)

Evento oferece, acima de tudo, destinação correta para resíduos tecnológicos, promovendo sustentabilidade e conscientização ambiental Nesta quinta-feira (30.01), a Prefeitura

Read More...

Prazo final para regularização no Simples Nacional se encerra nesta sexta (31)

Excluídos do Simples Nacional enfrentarão aumento de impostos e mais obrigações fiscais. Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu