A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realiza, em primeiro lugar, o projeto “Centro POP na Copa”.
A ação reúne, portanto, usuários do equipamento para oficinas temáticas, duas vezes por semana.
São aulas de artesanato e oficinas culturais sobre os países participantes da Copa do Mundo.
Além disso, foi disponibilizada uma televisão para que pessoas em situação de rua possam assistir às partidas.
Nos dias dos jogos do Brasil, os usuários recebem, acima de tudo, alimentação especial, com pipoca, salgados, lanches e refrigerantes.
“Este projeto foi uma ideia que trouxemos para trazer ressignificação para estas pessoas em situação de rua, porque muitas vezes por causa dessa invisibilidade que eles enfrentam, não fazem parte de grupo algum no momento em que todas as famílias e amigos se reúnem, e não teriam um espaço para fazer isso. Aliamos isto às atividades de decoração para envolvê-los neste compromisso, para cuidarem do espaço, além de torcer para o país e aprenderem mais sobre o conceito de coletividade, coleguismo e união”, destaca, em resumo, o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.
Os funcionários do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), juntamente com os usuários, decoraram o local com as cores do Brasil, com enfeites e artesanatos produzidos durante as oficinas temáticas.
Centro POP
O Centro POP opera de forma a garantir atendimento integral à população em situação de rua.
Oferta acesso à alimentação, lavagem de roupas, banho e higiene pessoal.
Além disso, promove acompanhamento técnico por equipe multidisciplinar, visando a construção do processo de saída das ruas.
Os serviços de abordagem para pessoas em situação de rua podem ser acionados na Defesa Civil (telefone 199), nos telefones 4432-2182 ou 4427-6207, ou via WhatsApp, pelo número (11) 93342-4178.