Concessão terá como contrapartida o uso da rede LoRaWAN® da American Tower, com foco na aplicação de Internet das Coisas (IoT), para Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e outras tecnologias
Como forma de aumentar a cobertura da rede de telecomunicações e promover a conectividade, a Prefeitura de Santo André autorizou o uso de duas áreas públicas para a instalação do Site Inteligente (iSite).
A nova solução de infraestrutura, desenvolvida pela American Tower, é um poste compacto, com altura máxima de até 18 metros, que suporta as diversas tecnologias em uso pelas operadoras de telefonia móvel.
Estas instalações, autossuficientes em energia, também estão preparadas, em primeiro lugar, para o 5G e para monitoramentos de Internet das Coisas (IoT) por meio da rede de tecnologia da empresa, a LoRaWAN®.
A permissão de uso de área pública está prevista na Lei de Antenas Municipal e é estimulada pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), visando a habilitar a infraestrutura das cidades e potencializar os benefícios da ampliação da conectividade nos municípios.
Chamamento
As áreas que serão utilizadas pela empresa estão na Vila Guiomar e na Vila Suíça.
Para instalar e ampliar sua infraestrutura, fortalecendo a rede de telecomunicações e transmissão de dados no município, a empresa respondeu a um chamamento público, aberto em novembro de 2020, como parte do marco legal de telecomunicações de Santo André, considerado um dos mais modernos do país.
A iniciativa foi viabilizada em ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, por meio do Parque Tecnológico; Secretaria de Serviços Urbanos, por meio da Diretoria de Áreas Verdes; Secretaria de Inovação e Administração, por meio da Diretoria de Tecnologia; e contou com governança do Núcleo de Inovação Tecnológica da Prefeitura e Parque Tecnológico.
Segundo o prefeito de Santo André, Paulo Serra, a iniciativa é um dos passos para resgatar, portanto, a cidade como referência no setor de telefonia.
“Santo André dá mais um importante passo em tecnologia e inovação, que garantem à cidade conectividade e interação, alinhadas às políticas públicas para o fomento de conceitos como Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, entre outras, que nos colocam à frente de outros municípios e geram novas oportunidades para a nossa gente”, disse, em resumo.
Para a American Tower, esse é o primeiro acordo para implantação do iSite com um município brasileiro e faz parte de seu compromisso de levar a conectividade para todos os lugares.
“O iSite é ideal para centros urbanos com maior densidade demográfica, por ser eficiente em energia, não interferir com o estilo arquitetônico e oferecer acesso rápido e fácil a locais nas ruas para infraestrutura sem fio”, diz, da mesma forma, Emerson Hugues, Diretor Geral da American Tower no Brasil.
“Essas instalações permitem que as operadoras de rede móvel dimensionem de maneira eficiente as implantações de células de cobertura menores e facilitam o uso de aplicativos de cidades inteligentes”, assinala ainda.
Crucial
Com a chegada da Internet das Coisas (IoT), a implementação de redes em larga escala é considerada crucial, sendo a tecnologia LoRaWAN® uma das mais eficientes para a transmissão de dados, conectando dispositivos de sensoriamento e monitoramento diversos, viabilizando na prática a Internet das Coisas.
Com a contrapartida do uso da rede LoRaWAN® da American Tower, a Prefeitura de Santo André e os parceiros do Parque Tecnológico de Santo André, poderão fazer a conexão simultânea de centenas de dispositivos IoT, utilizados em serviços municipais, como o monitoramento do trânsito, gestão de energia, aplicações em telemedicina e atenção à saúde, monitoramento climático, defesa civil, entre outros.
Para além destes usos, voltados para o conceito de cidades inteligentes, a disponibilidade desta rede também será usada para apoiar o desenvolvimento e teste de aplicações e tecnologias com base em IoT, utilizadas na indústria e outros setores, junto a rede de instituições de ciência e tecnologia que integram o Parque Tecnológico de Santo André. Adicionalmente, será possível desenvolver projetos de formação de competências em Internet das Coisas, voltados para escolas e instituições, utilizando recursos da parceria com a American Tower.
Esta iniciativa inovadora é potencializada pelo marco legal de telecomunicações da cidade. Em razão da moderna legislação e da digitalização e desburocratização do licenciamento de infraestruturas de telecomunicações, Santo André já é nacionalmente reconhecida como uma das cidades mais preparadas para implantação do 5G. Em setembro, o município entrou no top 10 nacional no ranking “Cidades Amigas da Internet”, ocupando atualmente a sétima colocação. O levantamento é uma realização da empresa de consultoria em telecomunicações Teleco, juntamente com a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e a Conexis Brasil Digital.
Outro destaque de Santo André é o programa “Conecticidade”. Entre outros aspectos, esta iniciativa vem atuando para que o município seja um laboratório aberto de soluções para cidades inteligentes, em parceria com universidades, startups e empresas inovadoras. Nesta perspectiva, inclusive, o Parque Tecnológico de Santo André, por meio do Hub de Inovação, estimula esses atores no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para desafios tecnológicos industriais.
Outras ações
O Parque Tecnológico de Santo André, responsável pelas ações de tecnologia e inovação de Santo André também conta com diversos outros programas.
Um deles é o CapacitaTech, uma plataforma que concentra informações e dá acesso direto a cerca de 7 mil cursos na área de TI, a maioria gratuitos, ofertados por empresas do Brasil e do mundo. As oportunidades de capacitação são promovidas por 80 empresas, como Microsoft, HP Life, Qlik, Dell, Instituto Tim, Sebrae, Senai, FGV, Udemy, Data Science Academy, IGTI, CEcyber, Google, 4 Linux, Intel, AWS e outros. A plataforma também oferece 42 oportunidades de certificação na área de tecnologia para quem quer atestar uma especialização em determinadas tecnologias ou metodologias, incluindo um Guia de Certificações da DB1 Group. O link de acesso ao CapacitaTech é https://bit.ly/capacitatech-santoandre
O Hub de Inovação, desenvolvido pela Prefeitura de Santo André, apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada. O Hub de Inovação do Parque Tecnológico faz a ligação entre estas empresas e startups, universidades, Centros Tecnológicos e ICTs da região, promovendo maior integração e fortalecimento do ecossistema de inovação do ABC.
Recentemente, o Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André fechou sua 20ª parceria para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região. A Rhodia Solvay Group se juntou a empresas como Prometeon, Mercedes-Benz, TIM e às outras 16 empresas do Cofip ABC para promover as pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada.
Já o Bureau de Serviços é uma estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região. A ferramenta da Prefeitura de Santo André faz parte do Parque Tecnológico de Santo André, e oferece mais de 120 serviços.
Além do Bureau de Serviços Tecnológicos, o Parque Tecnológico também contará com o Cite (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo de Santo André). A Prefeitura anunciou, na última quinzena de outubro, a liberação de recursos para a construção do Cite, que terá sede na antiga área da Rhodia Química, em cerca de 7 mil metros quadrados de área construída. Serão investidos R$ 27 milhões oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Caixa Econômica Federal, somados a R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura.
O local terá área para exposições, eventos, apresentações, espaços para instituições parceiras e para treinamentos no piso térreo e, no piso superior, contará com salas integradas para reuniões, apoio administrativo, coworking, cobusiness, entre outras atividades. A expectativa de entrega é entre 2022 e 2023.
Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC.
O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação, e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o país, com o quarto maior PIB do Brasil, terceiro maior valor adicionado da indústria e com o quinto maior mercado consumidor do país.
Sobre a American Tower do Brasil
A American Tower do Brasil, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio.
Em seu portfólio, conta com mais de 23 mil pontos de comunicações no Brasil, uma operação de fibra ótica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT) que usa a tecnologia LoRaWAN®.
Em todo o mundo, opera cerca de 219 mil estações de comunicação sem fio.
A sede da American Tower do Brasil está em São Paulo, e sua matriz em Boston, Massachusetts, EUA.
A American Tower Corporation possui operações em todo o território americano, e também na Argentina, África do Sul, Alemanha, Austrália, Bangladesh, Burkina Faso, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Filipinas, Gana, Índia, Paraguai, Peru, Polônia, México, Nigéria, Quênia, República do Níger e Uganda,
Em conclusão, para mais informações sobre a American Tower, visite: www.americantower.com/