Santo André inicia campanha do Dezembro Vermelho com programação especial

In ABCD, Saúde On
Fotos: Angelo Baima/PMSA

A fim de intensificar ações e promover a sensibilização da população em relação à prevenção ao HIV, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará nesta quinta-feira (1º.12) a campanha do Dezembro Vermelho, intitulada Fique Sabendo.

A abertura oficial será realizada por meio de palestra na Universidade Anhanguera, das 8h às 12h.

Haverá, em primeiro lugar, troca de experiências bem sucedidas com a rede de saúde sobre ações de prevenção em HIV/Aids e oferta de testagem.

A campanha Fique Sabendo é estratégia que, compondo o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, ganha mais força como ação para além do diagnóstico.

Traz à tona, acima de tudo, as questões referentes ao fim da discriminação e as pautas dos Direitos Humanos.

Em 7 de dezembro (quarta-feira) será realizada, além disso, a 4ª edição do Sarau + Di Versos, das 14h às 17h, no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Santo André.

Na ocasião serão apresentados textos, poesias e músicas produzidas por usuários do Caps Infantojuvenil e seus familiares.

Além disso, o Sesc de Santo André vai receber uma dupla de profissionais do Núcleo de Prevenção HIV/Aids.

Ela irá orientar e ofertar materiais de prevenção (preservativos de látex e nitrílico para uso interno e externo, gel lubrificante e autotestes de HIV) a trabalhadores, usuários e público geral.

Concentração

No dia 8 (quinta-feira), às 13h, haverá uma concentração com moradores nos pontos de encontro localizados no Núcleo Ciganos, Travessa Chicago e Unidade de Saúde Utinga para uma caminhada até o Cras Utinga.

No local serão realizadas atividades culturais e orientação sobre acesso à saúde e proteção social.

Além disso, no dia 9 (sexta-feira) pessoas que passarem pela Rua Senador Flaquer, em frente ao Cine Theatro Carlos Gomes, receberão orientação sobre prevenção combinada e oferta de gel lubrificante, autotestes de HIV, preservativos de látex e borracha nitrílica.

De 1º a 31 de dezembro o saguão do Teatro Municipal receberá a exposição “Sou + estou indetectável”. Serão expostos banners com histórias e imagens de pessoas que vivem com HIV com diferentes perfis.

Durante o mês, também haverá programação nas unidades de saúde com orientação em sala de espera, tira dúvidas e oferta de testes e insumos.

Os testes são realizados em todas as unidades de saúde durante todo o ano. Ao longo da campanha os exames também serão disponibilizados em locais estratégicos fora das unidades.

Dados de HIV

No primeiro ano da pandemia houve pequena queda nos casos de HIV/Aids em Santo André, mas, os números voltaram a subir em 2021.

Em 2020 houve 181 notificações, 273 em 2021 e em 2022, até o momento, houve  110 notificações.

Sobre o número de testes realizados, em 2020, 28.414 pessoas foram, da mesma forma testadas para detectar HIV.

Em 2021 foram realizados 24.031 testes e em 2022, até o momento, foram realizados 23.469 testes.

O Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, na Vila Vitória, possui um ambulatório adulto e infantil;

Atende, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/Aids, além de integrar os atendimentos dos casos de tuberculose extrapulmonar.

O serviço também conta com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).

Ele é responsável por testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, e dispõe de equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.

No Centro Médico de Especialidades há, em conclusão, 2.819 pacientes cadastrados em terapia para o tratamento do HIV e 355 pacientes em uso de Prep (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV).

You may also read!

Vigilância de Zoonoses de Diadema orienta sobre cuidados com caramujos africanos

Coleta e manuseio corretos são, em primeiro lugar, essenciais para evitar a proliferação do molusco A Unidade de Vigilância de

Read More...

GCM de Diadema prende foragido da justiça durante investigação de crime ambiental

Caso ocorreu no bairro Eldorado, onde os agentes constataram diversas irregularidades ambientais, como desmatamento e depósito irregular de resíduos A

Read More...

Auxiliar de limpeza participa de exposição Mentorias com fotos artísticas do Paço de Santo André

Mostra chega à última semana no Salão de Exposições Um olhar capaz de transformar em arte ângulos de um Paço

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu