A fim de intensificar ações e promover a sensibilização da população em relação à prevenção ao HIV, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará nesta quinta-feira (1º.12) a campanha do Dezembro Vermelho, intitulada Fique Sabendo.
A abertura oficial será realizada por meio de palestra na Universidade Anhanguera, das 8h às 12h.
Haverá, em primeiro lugar, troca de experiências bem sucedidas com a rede de saúde sobre ações de prevenção em HIV/Aids e oferta de testagem.
A campanha Fique Sabendo é estratégia que, compondo o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, ganha mais força como ação para além do diagnóstico.
Traz à tona, acima de tudo, as questões referentes ao fim da discriminação e as pautas dos Direitos Humanos.
Em 7 de dezembro (quarta-feira) será realizada, além disso, a 4ª edição do Sarau + Di Versos, das 14h às 17h, no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Santo André.
Na ocasião serão apresentados textos, poesias e músicas produzidas por usuários do Caps Infantojuvenil e seus familiares.
Além disso, o Sesc de Santo André vai receber uma dupla de profissionais do Núcleo de Prevenção HIV/Aids.
Ela irá orientar e ofertar materiais de prevenção (preservativos de látex e nitrílico para uso interno e externo, gel lubrificante e autotestes de HIV) a trabalhadores, usuários e público geral.
Concentração
No dia 8 (quinta-feira), às 13h, haverá uma concentração com moradores nos pontos de encontro localizados no Núcleo Ciganos, Travessa Chicago e Unidade de Saúde Utinga para uma caminhada até o Cras Utinga.
No local serão realizadas atividades culturais e orientação sobre acesso à saúde e proteção social.
Além disso, no dia 9 (sexta-feira) pessoas que passarem pela Rua Senador Flaquer, em frente ao Cine Theatro Carlos Gomes, receberão orientação sobre prevenção combinada e oferta de gel lubrificante, autotestes de HIV, preservativos de látex e borracha nitrílica.
De 1º a 31 de dezembro o saguão do Teatro Municipal receberá a exposição “Sou + estou indetectável”. Serão expostos banners com histórias e imagens de pessoas que vivem com HIV com diferentes perfis.
Durante o mês, também haverá programação nas unidades de saúde com orientação em sala de espera, tira dúvidas e oferta de testes e insumos.
Os testes são realizados em todas as unidades de saúde durante todo o ano. Ao longo da campanha os exames também serão disponibilizados em locais estratégicos fora das unidades.
Dados de HIV
No primeiro ano da pandemia houve pequena queda nos casos de HIV/Aids em Santo André, mas, os números voltaram a subir em 2021.
Em 2020 houve 181 notificações, 273 em 2021 e em 2022, até o momento, houve 110 notificações.
Sobre o número de testes realizados, em 2020, 28.414 pessoas foram, da mesma forma testadas para detectar HIV.
Em 2021 foram realizados 24.031 testes e em 2022, até o momento, foram realizados 23.469 testes.
O Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, na Vila Vitória, possui um ambulatório adulto e infantil;
Atende, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/Aids, além de integrar os atendimentos dos casos de tuberculose extrapulmonar.
O serviço também conta com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).
Ele é responsável por testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, e dispõe de equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.
No Centro Médico de Especialidades há, em conclusão, 2.819 pacientes cadastrados em terapia para o tratamento do HIV e 355 pacientes em uso de Prep (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV).