Santo André economiza R$ 750 mil com plataforma digital Acto de emissão de alvarás

In Canto do Joca On
- Updated
Documentação papel é eliminada com a plataforma Acto. Foto: Helber Aggio/PMSA

Sistema Acto, criado pela Eicon Controles Inteligentes, adotado há um ano na cidade, eliminou o papel para análises de construções, aberturas, reformas e obras

A Prefeitura de Santo André economizou R$ 750 mil em um ano de funcionamento da plataforma digital Acto, adotada em dezembro de 2019.

O sistema, em primeiro lugar, beneficia o morador  que necessita construir ou realizar uma obra em seu empreendimento.

Isso dá-se, em resumo, por uma interface mais ágil e totalmente digital, evitando papel e sem que o solicitante precise fazer o pedido presencialmente.

“A inovação faz parte do novo modelo de gestão que implantamos desde 2017 e que levou Santo André a ser premiada e reconhecida como Cidade Inteligente”, disse o prefeito Paulo Serra.

Além disso, o chefe do Executivo assinalou: “Tecnologia voltada à desburocratização e otimização dos serviços públicos oferecidos à nossa gente.”

Serra destacou, por exemplo, alguns aspectos proporcionados pela ferramente: “Mais conectividade, rapidez, eficiência e sustentabilidade”.

Emprego e renda

E ressaltou, acima de tudo: “Traz mais velocidade aos profissionais envolvidos, incentivando a geração de emprego e renda.”

“Atingimos marcas importantes neste primeiro ano de utilização da ferramenta e vamos continuar ampliando e melhorando este sistema”, comentou o prefeito.

A economia de R$ 750 mil aos cofres públicos, para explicar, corresponde a custos com capas, processos, malotes, arquivos, transporte e controles diversos, que deixaram de ser necessários.

A estimativa é que os munícipes tenham economizado R$ 407 mil em um ano, que teriam sido gastos com taxas e deslocamentos, além do tempo perdido para fazer solicitações presencialmente.

Os dados são baseados, portanto, em cerca de 3.600 processos realizados por via digital desde a adoção da plataforma.

Antes da digitalização, a fila de liberação chegava a 85 dias em média, com 90 mil impressos de papel e tempo de deslocamento de 22,5 mil horas no período de um ano.

Após a implantação da plataforma Acto, o tempo de espera caiu para aproximadamente oito dias. O sistema – que oferece mais de 40 serviços – funciona sete dias por semana, 24 horas, integrando solicitações, tramitações, expedições de alvarás e certidões, além da fiscalização de obras. Ainda monitora diferentes processos de qualquer complexidade, melhorando a gestão, ampliando a arrecadação para a cidade e ainda diminuindo a despesa do contribuinte. Já foram concluídos 4.511 processos através da ferramenta e 1.356 estão em pleno andamento.

A digitalização das solicitações de alvarás é mais uma ação da Prefeitura com o objetivo de modernizar o serviço público.

Além disso, incentiva o desenvolvimento econômico da cidade e a criação de empregos.

O conjunto de ações da administração tem atraído novas empresas e investimentos para o município.

Em conclusão, a plataforma Acto pode ser acessada pelo endereço https://santoandre.inmov.net.br/users/sign_in/.

Sistema Acto. Foto: Helber Aggio/PMSA

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu