Bimestral, documento analisa desenvolvimento econômico da cidade com base em diversos indicadores
A Prefeitura de Santo André divulgou mais uma edição do Boletim Econômico com dados do município e análise de indicadores de diversos setores. O documento é elaborado pela Gerência de Indicadores Sociais e Econômicos, da Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento.
Nesta edição, o Boletim Econômico traz a questão da reforma tributária, as principais propostas apresentadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e a difícil tarefa de tornar o sistema de arrecadação melhor estruturado e funcional, econômica e socialmente.
Na sequência, o documento faz uma avaliação sobre a trajetória do setor produtivo brasileiro nas últimas décadas e seu reflexo na composição dos fluxos do comércio exterior, destacando a melhora do saldo comercial na região do ABC nos primeiros meses deste ano, além de análise sobre o fluxo comercial de Santo André.
O Boletim também faz uma avaliação sobre o comportamento do mercado de trabalho nos primeiros meses de 2023 em diferentes recortes espaciais, incluindo os municípios do ABCD.
Já no quesito sobre inflação, a análise aponta uma desaceleração da taxa geral nos últimos 12 meses encerrados em março, com destaque para o comportamento dos preços dos principais grupos de produtos que compõe o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA / IBGE). No contexto regional do ABCD e municípios, destaca-se a trajetória do preço da cesta básica e dos combustíveis.
O documento também apresenta avaliação da economia do ABCD, além de uma análise do setor automobilístico com importante trajetória na região.
Lançado em 2021, o Boletim Econômico é bimestral e faz um acompanhamento aprofundado sobre o desempenho do desenvolvimento econômico de Santo André e do ABCD a fim de contribuir com a compreensão da dinâmica do atual contexto econômico da região.
O Boletim Econômico está disponível no link https://web.santoandre.sp.gov.br/arquivos/boletim_jun_2023-_versao_final_06113518.pdf