Santo André celebra Dia Nacional da Visibilidade Trans

In ABCD On
- Updated
Bandeira (LGTB) hasteada na Embaixada do Reino Unido para marcar o Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ações vão, portanto, desde rodas de conversa até oferta de cursos de qualificação

Santo André tem, em primeiro lugar, atividades especiais para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado neste domingo (29.01).

Entre as ações programadas destacam-se, acima de tudo, orientações no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro, na segunda-feira (30.01), das 9h30 às 16h.

Serão, da mesma forma, esclarecimentos sobre identidade de gênero e orientação sexual e acesso aos serviços de saúde.

A programação ainda vai ofertar capacitação e oportunidade de trabalho para pessoas trans e travestis.

Isso por meio de cursos gratuitos em diversas áreas através de parceria com o Sesc Santo André (eta.santoandre@sescsp.org.br) e o Reprograma (www.reprograma.com.br).

As ofertas serão mantidas no decorrer do ano e outras informações podem ser obtidas no e-mail transcmexavier@gmail.com.

Também serão utilizados, além disso, banners em unidades de saúde para esclarecer dúvidas sobre o acesso à saúde dessa população, entre outras atividades.

Política municipal

Além da programação especial, a Secretaria de Saúde de Santo André implantou política municipal de saúde integral da população LGBTQIA+.

Isso por meio da ampliação da oferta de acesso às pessoas transexuais e travestis no SUS e da implantação do Ambulatório de Saúde Integral de Travestis e Transexuais em 2021.

O ambulatório oferece espaço de escuta qualificada e acolhimento que valoriza a experiência de cada usuário.

Promove, da mesma forma, a atenção visando garantir tratamento especializado para o processo transexualizador.

Atualmente o serviço conta com 118 usuários referências, sendo eles 50 homens trans, 63 mulheres trans, 2 travestis e três não binários.

Os usuários recebem atendimento da equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogo, médico clínico, psiquiatra, equipe de enfermagem e farmácia.

Novas práticas

Os atuais desafios buscam, além disso, promover novas práticas de cuidado à saúde.

Da mesma forma, fortalecer a articulação do cuidado em rede, além de ampliar parcerias com entidades e serviços que atendem a população.

O ambulatório trans de Santo André, que funciona no Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, está em fase de certificação junto ao Ministério da Saúde, o que possibilitará o repasse de recursos para ampliação e desenvolvimento do serviço.

A unidade fica na Rua Xavier de Toledo, 517, no Centro, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h.

Santo André também oferece atenção especializada para acolher os jovens que apresentam sofrimento psíquico relacionado à LGBTfobia no Caps Infantojuvenil (Caps IJ).

São oferecidas diversas atividades como o “Sarau + Di versos”, com reunião de usuários LGBTQIA+ do Caps IJ e outros adolescentes que tenham interesse em contribuir com a produção de linguagens artísticas que proporcionem a afirmação de direitos e respeito a identidades deste público.

O Caps IJ fica na Rua David Campista, 220, na Vila Guiomar, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h.

A unidade também sedia o “Grupo Di Ver a Cidade”, espaço terapêutico para expressão de sua identidade de gênero e orientação sexual de forma segura e protegida.

Tudo a fim de prevenir, acima de tudo, o aprofundamento de crises e sofrimentos mentais vivenciados por pessoas LGBTQIA+.

Grupo de Família

O equipamento também conta, além disso, com o Grupo de Família, com acolhimento, escuta e orientação aos pais e responsáveis.

Eles expressam dúvidas, angústias ou estado de revolta em relação aos seus filhos.

São realizados passeios e atividades externas com os usuários e seus familiares, fortalecendo e ampliando esta relação usuário-família.

“Importante que a cidade oferte atendimento para a população trans, com garantia de direitos, e dê visibilidade às necessidades específicas, além de promover cuidados às pessoas trans. Um dos objetivos é potencializar os cuidados da saúde mental, tanto dos usuários quanto dos familiares e a promoção de desconstrução de estereótipos impostos socialmente que agridam  essa população. Além disso, buscamos promover orientação e cuidados e quebrar paradigmas impostos pela sociedade”, comenta, em conclusão, a gerente do Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, Lilian Versuri.

You may also read!

Oficina Comunitária discute Monitoramento de Riscos em Mauá

Atividade ocorreu, em primeiro lugar, no CRAS Macuco e reuniu técnicos e moradores da regiãoA equipe do Plano Municipal

Read More...

Até 06 de março, Curso Ateliê Criativo oferece aulas de design de objetos em Mauá com inscrições abertas

Alunos aprenderão, por exemplo, técnicas de design aplicadas à reciclagem de plástico com abordagem revolucionária Estão abertas, em primeiro lugar,

Read More...

ABCD terá Megafeirão do Livro 2025: quatro dias com livros a partir de R$ 10

Com entrada gratuita, ocorrerá entre 24 e 27 de abril e terá mais de 100 selos editoriaisO maior evento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu