Santo André avança no combate à evasão escolar

In ABCD On
- Updated
Fotos: Helber Aggio/PMSA

Alunos e parentes, acima de tudo, recebem acompanhamento constante da escola e de assistentes sociais

Com foco na garantia do direito de aprender e frequentar as aulas na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Santo André conta com o programa Nenhum a Menos.

A iniciativa tem como finalidade garantir, em primeiro lugar, a permanência dos alunos nas escolas a partir da ação de 33 assistentes sociais que, em casos de evasão, seguem em busca do aluno, identificando os motivos que levaram o estudante a evadir ou abandonar a escola.

No momento, 485 alunos participam, portanto, do programa lançando em novembro de 2021 e recebem acompanhamento constante dos profissionais.

Exemplo

Tainara Oliveira da Costa, do 5° ano da Emeief Celia Ines Domingues de Arruda Assis, no Jardim Irene, é um destes exemplos.

A aluna voltou a frequentar a escola após dois meses afastada e, para a sua mãe, Ana Claudia Oliveira, foi um momento de alívio.

“A pandemia foi muito difícil, pois ficamos todos em casa com medo da Covid. Com o retorno das aulas, não sentia segurança em levar meus filhos para a escola novamente, foi quando as assistentes sociais foram até a minha casa, conversaram comigo e deram todo apoio à minha família”, disse, em resumo.

A partir da união de esforços de setores da Prefeitura, como a Secretaria de Saúde, Cidadania e Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Fundo Social de Solidariedade, por meio da Escola de Ouro Andreense, os pais de Tainara, ambos desempregados, foram, portanto, cadastrados no CPTER (Centro Pública de Emprego, Trabalho e Renda).

Além disso, o pai passará por consulta médica na rede municipal e a mãe iniciará um curso de panificação pelo Fundo Social.

Boas coisas pela frente

“Temos muitas coisas boas pela frente. Como mãe me sinto muito aliviada pelo fato de minha filha ter voltado para escola. Eu também voltei a estudar na EJA [Educação de Jovens e Adultos] e participo do conselho da escola”, comemora, em suma, Ana Claudia.

Para o desenvolvimento do programa, a Secretaria de Educação conta, da mesma forma, com a “Plataforma da Busca Ativa Escolar”.

Ela é uma ferramenta tecnológica de apoio às unidades escolares no enfrentamento da exclusão escolar, permitindo armazenar dados e registros necessários.

“O município inovou, mais uma vez, com essa iniciativa humanizada. Após a pandemia percebemos um índice significativo de evasão nas escolas e também aumento do número de alunos infrequentes. Com a busca ativa, em parceria com a Feasa [Federação das Entidades Assistenciais de Santo André], temos um diferencial que é o resgate das famílias e apoio às escolas”, destaca a coordenadora do programa Nenhum a Menos, Elin de Freitas Monte Claro Vasconcelos.

Inovadora

Aline Rosa da Silva é uma das assistentes sociais da Feasa que fazem parte do programa.

“A nossa atuação, em parceria com a Educação, é inovadora por conta da escuta profissional qualificada durante a visita familiar e na identificação do motivo que tem levado o aluno a não comparecer na escola. Muitas vezes essa ausência está atrelada à dinâmica familiar que precisa ser avaliada. Neste processo acontece um acompanhamento que cria um vínculo de aproximação do profissional, da escola e da família, fortalecendo a comunidade escolar. Havendo necessidade, encaminhamos as necessidades pontuais aos serviços intersetoriais da Prefeitura”, diz. 

Para a diretora de unidade escolar Liliane Silva Costa, o programa traz muitos benefícios: “Tínhamos um número excessivo de crianças ausentes da escola e, com a vinda das assistentes sociais, pudemos tratar de perto todos os casos identificando e diagnosticando o motivo real das famílias não levarem as crianças para a escola. Foi um meio inovador da Secretaria de Educação que vem contribuindo muito com o trabalho escolar”.

You may also read!

Inteligência Artificial é tema de podcast da Acisa

A linguagem dos Dados e o papel transformador da IA nas corporações será o tema do último episódio de

Read More...

Abiquim está em Busan, na Coreia do Sul, paraa última rodada de discussões do Acordo Global do Plástico

A Abiquim - enquanto entidade acreditada na UNEP (UnitedNations Environment Programm) – está em Busan, Coreia do Sul, entre

Read More...

Prefeitura de São Caetano prorroga prazo de matrícula para o Ensino Médio Municipal 2025

Os alunos contemplados por sorteio público para uma vaga de Ensino Médio na EME Profª Alcina Dantas Feijão e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu