Santo André atende desejo de gestante de comer refeição do Hospital da Mulher

In ABCD On
- Updated
Fotos: Alex Cavanha | Vídeo: Donizete Gimenez/PMSA

Bianca Azzevedo teve os dois primeiros filhos no equipamento de saúde e tinha saudade especialmente do feijão

Não é novidade que a gravidez mexe com hormônios e com a rotina das mulheres. Neste período podem surgir desejos de comer alimentos fora do habitual e muitas vezes inusitados. Este é o caso da andreense Bianca Azzevedo, 25 anos, gestante de 15 semanas, que procurou as redes sociais da Prefeitura de Santo André com um pedido bem diferente: ela queria comer a refeição servida às pacientes no Hospital da Mulher, onde teve seus dois primeiros filhos, Lorena, hoje com 6 anos, e Nilson Neto, com 3.

O desejo da moradora da Vila Guaraciaba foi atendido nesta semana. A equipe do hospital serviu para a munícipe na última quarta-feira (21), na hora do almoço, o mesmo cardápio oferecido para as pacientes que estão internadas. O prato tinha arroz, feijão, frango grelhado, salada de tomate, suco, além de melão como sobremesa. Logo na primeira garfada Bianca constatou: “era exatamente esse gosto que eu queria sentir”.

Bianca explicou que a vontade de comer a refeição do Hospital da Mulher apareceu recentemente. “Estava em casa cozinhando e quando olhei para a comida pensei: ‘eu não quero essa, quero a do hospital’. Lembrava principalmente do gostinho do feijão. Entrei em contato com a equipe da Prefeitura para ver se eles podiam me ajudar e deu tudo certo”, contou a jovem.

A andreense faz o acompanhamento de pré-natal na UBS do Jardim Carla e deve ter o terceiro filho, que ainda não se sabe se é menino ou menina, no Hospital da Mulher. Além do almoço, ela recebeu da equipe do hospital uma Naninha do Riso, um travesseiro que é entregue para todas as mulheres que fazem o curso de gestante no equipamento de saúde.

Assim que contou para o marido, Nilson Marques, e para os demais familiares que queria a comida do hospital, foi um alvoroço na família. Todos estavam tentando pensar em uma forma de atender o pedido de Bianca, que nas duas primeiras gestações teve vontade de alimentos mais acessíveis, como frango e goiaba madura. “Meu marido não sabia mais o que fazer. Quando eu falei para a minha avó que eu iria ao hospital comer ela não acreditou, achou bem estranho”, lembra Bianca.

Segundo Andrea Cristina Queiroz, ginecologista e obstetra do Hospital da Mulher, a alteração hormonal durante a gestação leva a mudanças de humor, de gosto, de cheiro e de preferências alimentares. “A grávida pode querer comer algo que não estava habituada, assim como rejeitar alimentos de costume. Mas o aspecto emocional também tem papel nessas vontades. A mulher fica mais sensível, ansiosa e pode desejar algo que traga memórias afetivas e prazerosas, ou para requisitar mais atenção de quem esteja por perto. Ao ter o desejo atendido, a gestante se sente acolhida. Em geral, essas atitudes são inconscientes”, esclarece.

A médica explica ainda que é importante verificar se o alimento desejado não é um indicativo de que o corpo esteja precisando de um determinado nutriente. “Em alguns casos específicos é importante descartar deficiências nutricionais das gestantes, mas nenhum dano será causado ao bebê se o desejo da futura mamãe não for satisfeito. E a criança também não vai nascer com a aparência do alimento desejado. Esse, claro, é apenas um dos mitos sobre a alimentação na gestação”, finaliza Andrea.

You may also read!

GCM Mauá recupera moto furtada e devolve à proprietária

Veículo foi encontrado abandonado durante patrulhamento preventivo e devolvido à dona, além disso, com apoio da Polícia Militar Durante patrulhamento

Read More...

Chácara Silvestre tem iluminação especial e sábado de festa e alegria no ‘Natal Solidário’

Centenas de lâmpadas no casarão histórico e em árvores iluminaram o espaço no Nova Petrópolis; inauguração foi,em primeiro lugar,

Read More...

EMEB Chico Mendes fecha primeiro ano da ação de voluntariado em escolas de Diadema com o prefeito, Taka

A última ação de voluntariado do Transforma Diadema aconteceu, portanto, neste sábado (13.12). Foi, acima de tudo, a sexta edição

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu