Joaquim Alessi
Enquanto alguns irresponsáveis ficam falando bobagens sobre as vacinas, tentando desacreditá-las por motivos inconfessáveis, a Prefeitura de Santo André trabalha.
E promove um trabalho, em primeiro lugar, louvável no caminho de imunização.
Imunizantes contra Covid-19 e influenza, por exemplo, estavam disponíveis no Arraial Solidário e em dois pontos drive-thru para pessoas com mais de seis meses
Durante o final de semana antes da chegada do inverno, a Secretaria de Saúde de Santo André aplicou, portanto, mais de 3,6 mil doses de vacina contra gripe e Covid-19.
A imunização ocorreu no sábado (17.06) e no domingo (18) em dois pontos drive-thru e entre sexta-feira (16.06) e domingo.
“Nossas iniciativas para levar a vacina para mais perto da população estão funcionando, tanto que aplicar mais de 3,6 mil doses em apenas três dias, um resultado altamente satisfatório. Santo André sempre foi um exemplo na proteção da sua população e continuaremos fazendo o possível para cuidar da nossa gente”, destaca, em resumo, o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Contra a Covid-19
A maior procura foi, acima de tudo, pelos imunizantes contra a Covid-19. Foram aplicadas 1.829 doses da vacina contra a doença.
Outros 1,8 mil munícipes receberam, da mesma forma, o imunizante contra gripe.
Dentre os pontos de vacinação, os drive-thrus, no estacionamento da Craisa e do Carrefour, tiveram maior procura.
Aplicaram 1.833 doses de vacina, sendo 958 da influenza e 875 da Covid-19.
O ponto de vacinação instalado no Arraial Solidário, no Paço Municipal, aplicou 1.796 vacinas nos três dias de evento.
Foram 842 doses do imunizante contra influenza e 954 vacinas contra Covid-19.
As vacinas contra Covid-19 e influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19
Nesse caso, a recomendação é aguardar um intervalo de 30 dias para buscar a imunização para as demais doenças depois da recuperação do quadro clínico.
A vacina contra a influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos ocorridos no final do ano passado.
A vacinação segue disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h, nas 34 unidades de saúde do município.
Para munícipes que preferem se vacinar sem sair do carro, aos sábados e domingos, as vacinas são disponibilizadas em formato drive-thru na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, em Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá), das 8h às 18h. Não é necessário fazer agendamento.