Saiba como executar corretamente a ligação de esgoto dos imóveis

In ABCD, Cidades On
- Updated
Tanque de Tratamento em Mauá. Fotos: Divulgação

Mauá, com aproximadamente 500 mil habitantes, acolhe a nascente do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, e é destaque na Região Metropolitana de São Paulo pelos índices de esgotamento sanitário, com 93% de coleta de esgoto e 86% de tratamento.

Estes números são, em primeiro lugar, reflexo da continuidade dos investimentos de mais de R$ 250 milhões no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade, onde são tratados diariamente mais de 59 milhões de litros de esgoto.

A cidade conta com um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do Brasil, uma tecnologia canadense que dispensa a utilização de produtos químicos e permite que todo tratamento seja feito de forma biológica, da mesma forma que a natureza faz em seus processos de decomposição.

Uso correto

Mas, para o bom funcionamento dos sistemas de coleta, afastamento e tratamento dos esgotos gerados diariamente nos imóveis da cidade, a concessionária também conta com a participação da população para o uso correto da rede coletora de esgoto.

A rede de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e transportar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

É importante ressaltar que apenas esgotos provenientes de banheiros, pias e lavanderias (tanques) devem ser direcionados para essa rede.

A água proveniente de chuvas precisa ser transportada por outra tubulação até a galeria de água pluvial, que tem como função escoar essa água de áreas urbanas e levar até os rios, córregos e demais cursos de água da cidade.

Prática proibida

Sendo assim, com funções e estruturas diferentes, as redes de água de chuva e esgoto não podem ser interligadas.

Essa prática, causada pelo desconhecimento do tema ou ligações clandestinas, é proibida por lei, pois danifica o sistema de afastamento e coleta do esgoto do município.

Quando o esgoto é interligado diretamente nas tubulações de galeria de água pluvial, ele não recebe o devido tratamento, e é levado diretamente aos rios e córregos carregado com toda a matéria orgânica poluidora. Isso resulta em prejuízos ao meio ambiente, causa mau cheiro e proliferação de doenças.

O oposto também gera impactos negativos: quando as tubulações de águas pluviais são ligadas à rede de esgoto, elas diluem o esgoto e aumentam excessivamente o volume coletado, prejudicando a capacidade de tratamento desse efluente e causando o mau funcionamento do sistema de esgoto.

“Cada sistema é preparado para suportar sua própria demanda. A rede de esgoto é dimensionada para transportar uma vazão menor e mais constante (banheiros, lavanderias e cozinhas), e não para os grandes picos de volume, como ocorre durante as chuvas, que costumam ainda carregar pedras, galhos, papel e materiais sólidos em geral para dentro das redes. Além disso, as águas que são escoadas pelas galerias de águas pluviais não recebem qualquer tipo de tratamento, o que resulta em contaminação e poluição direta do meio ambiente quando o esgoto é direcionado para essa tubulação”, completa Bruno Gravatá, responsável pela área operacional da BRK Ambiental em Mauá.

De acordo com a legislação vigente, a ligação da água da chuva com o sistema de esgoto é considerada uma irregularidade.

Para reconhecer cada uma, basta estar atento às suas características.

A drenagem pluvial coleta as águas da chuva por meio das bocas de lobo, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas.

As redes de esgoto coletam os volumes domésticos e de estabelecimentos comerciais (banheiros, lavanderias e cozinhas) por meio de conexões que interligam o imóvel ao sistema público.

“Seguir as orientações para a correta conexão do imóvel à rede pública de coleta de esgoto é fundamental para evitar transtornos indesejáveis. Essa é uma medida que ajuda a manter o bom funcionamento da galeria de águas pluviais e do tratamento do esgoto. Afinal, contribuir para a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós”, finaliza Bruno.

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências.

Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o serviço de atendimento ao Cliente 24 horas pelo telefone 0800 771 0001, por meio da agência virtual Minha BRK (minhabrk.com.br)  ou pelo site www.brkambiental.com.

No horário comercial, também é possível solicitar o atendimento pelo WhatsApp (11 99988-0001).

Em situações com relação ao Sistema Público de Drenagem de Águas Pluviais, as solicitações devem ser feitas à Prefeitura.

Esgoto tratado e esgoto bruto

You may also read!

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Rio Grande da Serra prepara 7ª Cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra convida toda a comunidade para participar da 7ª Cavalgada e Festa

Read More...

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância A Prefeitura de Ribeirão Pires,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu