Joaquim Alessi
Um choque para os fãs e amigos, em primeiro lugar, mas, como disse o Poeta Vinícius de Moraes, “que seja eterno enquanto dure!”
E essa união durou mesmo: coisa de 53 anos.
Neste sábado (26.04) ainda cantei sozinho um dos grandes sucessos, na inauguração do segundo viaduto das avenida dos Estados.
Com o sol forte das 11h, gravando contra os raios solares, para tentar mostrar um pedaço da nova obra, lembrei: “Te conheci de cara pro sol…”
Algumas horas depois, mais precisamente às 13h28, recebo whatsapp do Gut, o Guarabyra, com a triste “Carta aos Amigos”. Gelei na hora.
Li, reli, não acreditei, tornei a ler, e finalmente me convenci. É um juramento.
Novo conforto. Lembrei de outra canção magistral do CD Rio-Bahia: “Mas, acontece, que tudo o que eu juro, nunca tem futuro, eu não sei jurar”.
Bati a porta e proclamei, sozinho no silêncio da tarde (porque ainda a noite vem…): “Fui o primeiro jornalista a noticiar o fim do Boca Livre”.
Em uma live com Zé Renato e Davi Tygel em meio à pandemia. Anos depois, o Boca está de volta, livre, leve e solto, e mais feliz que nunca.
Quem sou eu, em primeiro lugar, para cravar a volta de Sá & Guarabyra? Mas, a minha boca é livre, e quem sabe ainda os reveja nos palcos, de roupa nova.
Uma alegria
Em meio à tristeza desta despedida (“é difícil não chorar numa despedida” – para que não conhece, a música é lindíssima e basta digitar a frase em um buscador), uma nota alegre.
Um dos últimos quatro shows agendados e confirmados pela ainda dupla será no ABCD. Para quem criou o ABC do Santeiro, nada mais justo.
E será em 14 de junho, na região onde foi criado o primeiro Fã Clube da dupla, por Telma e José Antonio Tonelo, em dezembro de 1983, em Santo André.
Esse show de 14 de junho será em praça pública e, em breve, divulgaremos mais detalhes.
Tive a honra de contratar o trio Sá, Rodrix & Guarabyra no início de 2003 (há 22 anos) para um show na campanha da dengue, no Paço de São Bernardo.
A volta da dupla à região para essa despedida reveste-se, portanto, de um marco do que o ABCD representa em suas carreiras.
Tem muito mais para escrever, falar, contar e cantar, mas por enquanto fiquemos com o comunicado oficial dos dois.
Em conclusão, o que vale é a palavra deles, no comunicado abaixo. Ou todo o resto poderá não passar de “Verdades e Mentiras”? Responda depressa quem se acha esperto…