Ação ocorreu nesta sexta-feira durante ronda da Operação Direto ao Ponto; entre bens recuperados estão, por exemplo, notebooks, tablets, aparelhos bluetooth e carteiras de identidade
Equipe especializada da GCM de São Bernardo, a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizou nesta sexta-feira (14.02) uma limpa no Jardim Limpão.
Na região do Ferrazópolis, houve, em primeiro lugar, grande apreensão de aparelhos eletrônicos – mais de 100.
Além disso, cartões bancários de débito e crédito, fora colete balístico e carabina.
A medida se deu, acima de tudo, durante ronda preventiva da Operação Direto ao Ponto, deflagrada em janeiro para coibir roubos e furtos nos pontos de ônibus e garantir a ronda preventiva em todas as regiões da cidade.
Na ação, os agentes de segurança avistaram, portanto, homens em situação suspeita na frente de um bar no bairro Jardim Limpão.
Os guardas perceberam, em suma, comportamento alterado do proprietário do estabelecimento, que chegou a questionar sobre a saída da viatura.
Dentro deste cenário, foi feita, da mesma forma, uma revista no local, onde a Romu localizou tanto no comércio quanto na casa dos suspeitos os celulares e todos os outros produtos.
Além disso, como o dono do bar não conseguiu explicar a origem dos aparelhos foi conduzido para o 1º DP.
Preventivo e ostensivo
“A Romu está na rua para isso, no serviço preventivo e ostensivo. A ação é fruto de treinamento efetivo e da perspicácia total dos nossos agentes. É isso que queremos entregar para a população. De que a GCM está pronta para o combate à criminalidade”, pontuou o secretário de Segurança de São Bernardo, major Topalian.
Além dos 106 aparelhos de celular, também foram apreendidos com o homem de 61 anos: 2 caixas de fone Bluetooth, 1 carregador, 1 máquina de cartão, 20 documentos entre RG e CNH, 6 cartões de crédito, 1 balança de precisão, 2 tablets, 2 notebooks, além de 1 colete balístico completo, 1 capa e 1 carabina.
Depois de averiguação, os agentes descobriram que diversos celulares haviam sido furtados em 2024 em Diadema e outros na mesma região da apreensão.
Alguns deles não foi possível a identificação, uma vez que estavam já resetados ou desligados.
“Quero parabenizar nossos agentes da Romu que, muito bem treinados e capacitados, ao se deparar, durante ronda, com atitude suspeita do dono de um bar, descobriram no local mais de 100 celulares, tablets, documentos pessoais e armas. Tudo isso é fruto da ação preventiva que a Secretaria faz desde o início do ano”, enalteceu o titular da pasta.
O homem foi indiciado por furto e receptação, ficando à disposição da Justiça.
Em janeiro, a gestão, sob o comando de Marcelo Lima, lançou a Operação Segurança Direto ao Ponto.
O objetivo é garantir a segurança das pessoas que utilizam e aguardam o transporte público em ruas e avenidas da cidade.
A ação, em parceria com a Polícia Militar e Civil, segue por toda a cidade pelos próximos 60 dias em áreas vulneráveis do município para coibir furtos e roubos.