Profissional é fundamental, em primeiro lugar, em todo o processo de cuidado e no acolhimento de pessoas com sofrimento mental
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encerrou, nesta segunda-feira (22.05), as atividades da Semana de Enfermagem (12 a 20 de maio).
O encerramento foi com a Roda de Conversa “Atuação do profissional de enfermagem em saúde mental: os desafios e potências da prática cotidiana”.
A discussão, no Quarteirão da Saúde, foi conduzida pela enfermeira e mestre em Ciências Sociais, Jeni Rodrigues Teixeira.
A profissional relatou sua trajetória de mais de 40 anos na área de enfermagem em saúde mental.
“Quando você tem clareza que o usuário é um sujeito, passa a entender o cuidado humano e olha o sujeito em suas múltiplas dimensões”, afirmou, em resumo.
Para ela, os serviços de cuidados que substituem os hospitais psiquiátricos, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), têm papel fundamental em “reativar a subjetividade do indivíduo, estimular a comunicação interna e reconstruir a identidade” e promover o acolhimento com a escuta qualificada.
Em maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu atividades.
O objetivo foi, portanto, celebrar e homenagear o profissional que acompanha todo o processo de cuidado do paciente.
Saiba mais, em conclusão, em https://portal.diadema.sp.gov.br/semana-da-enfermagem-celebra-atuacao-de-profissionais-da-rede-municipal-de-diadema/.