Ricardo Alvarez aciona MP por cobranças de dívidas de moradores de Paranapiacaba

In Canto do Joca On
- Updated

O vereador Ricardo Alvarez acionou o Ministério Público Estadual por uma resposta rápida da prefeitura de Santo André e do Semasa com relação às cobranças das dívidas ativas pelo consumo de água dos permissionários de Paranapiacaba.

A autarquia andreense vem, sevgundo ele, executando as dívidas sem aviso prévio aos moradores e as cobranças se intensificaram a partir de 2019, coincidentemente após a entrada da Sabesp como operadora do abastecimento público na cidade.

“Nós sempre preferimos apostar no diálogo com o poder público. Mas diante dos atrasos nas respostas da prefeitura e do Semasa e da urgência da situação que se arrasta há meses, inclusive desrespeitando os direitos dos moradores, resolvemos acionar outras esferas para solução rápida do problema”, afirmou Alvarez. 

Desde fevereiro o vereador diz que vem solicitando providências da secretaria de Meio Ambiente, que é órgão gestor da Vila, para que tome providências junto ao Semasa por dívidas executadas na justiça e à Sabesp pela cobrança de contas altas e retirada da taxa única. Além das cobranças por medição sem prévia comunicação e orientação aos moradores.

Em setembro, após reunião organizada pelo vereador para solicitar plantões do Semasa e da Sabesp para esclarecer os moradores, a Prefeitura não cumpriu com o compromisso firmado de enviar à autarquia andreense uma lista de permissionários da parte baixa da vila para conceder remissão e anistia dos débitos constituídos até 31 de dezembro de 2020, de acordo com a Lei Municipal nº 10.375. 

A 6 de dezembro, a pedido do vereador, uma reunião com a Coordenadoria Jurídica do Semasa, a assistente da superintendência e diretor de Comunicação e Atendimento se comprometeram a enviar uma declaração de todos os lançamentos de dívidas de cada morador, para que pudessem decidir aderir ou não ao Renegocia, programa de renegociação de dívidas do Semasa e da prefeitura. 

Diversos moradores estão em situação de vulnerabilidade econômica e social na região, sobretudo com a redução das atividades turísticas na vila por conta da pandemia, e têm sofrido bloqueios financeiros em suas contas bancárias sem qualquer notificação ou possibilidade de defesa administrativa e judicial.  

A situação é ainda mais grave e urgente neste momento, uma vez que amanhã (17/12) é a data limite para a população aderir ao programa Renegocia da prefeitura de Santo André, e não necessariamente a melhor forma de quitar débitos com o executivo dependendo do formato da dívida. 

“Estamos trabalhando para apoiar os moradores e moradoras da vila de Paranapiacaba com estas dívidas que, em muitos casos, tem origem e valores obscuros dada a complexidade do local, que é de propriedade da prefeitura e tem os moradores como permissionários para uso dos imóveis”, disse Alvarez.

You may also read!

Braskem apresenta Novo Sistema de Prevenção a Incêndio no Polo de Capuava

Investimento em tecnologia e segurança reforça, acima de tudo, o compromisso com a proteção das operações e da comunidade A

Read More...

Prefeito Guto Volpi conquista junto ao Estado primeiro Parque Sensorial para Ribeirão Pires

Ao lado do prefeito Guto Volpi, governador Tarcísio de Freitas assinou convênio, em primeiro lugar, para repasse ao projeto

Read More...

Ação no Hospital da Mulher promove cuidados com bem-estar e saúde em São Bernardo

Dentro do calendário especial, pacientes e funcionárias poderiam fazer maquiagem, arrumar o cabelo e, acima de tudo, participar de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu