No canteiro de obras, que fica aos pés do mirante Santo Antônio, ritmo é intenso, com grande quantidade de profissionais
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Obras, segue com mobilização avançada para a construção do novo viaduto estaiado.
O mesmo ligará o Centro (Avenida Prefeito Valdírio Prisco) ao Centro Alto (Avenida Humberto de Campos), e irá sobrepor a linha férrea que corta a cidade.
O empreendimento é, em primeiro lugar, o maior projeto de mobilidade da história da Estância.
No canteiro de obras, aos pés do mirante Santo Antônio, o ritmo, acima de tudo, é intenso, com grande quantidade de profissionais e com a atuação de maquinário de grande e pequeno porte.
Os profissionais, portanto, trabalham, sem parar, desde o dia da inauguração da pedra fundamental, que ocorreu a 28 de outubro.
Desejo antigo
O projeto é, além disso, um antigo desejo da cidade.
Coube ao prefeito da Estância, Guto Volpi, realizar a articulação para destravar o empreendimento junto ao Governo do Estado.
Ao todo, o valor da construção do viário é, por exemplo, de R$ 55 milhões, sendo R$ 40 milhões de recursos estaduais e R$ 15 milhões dos cofres municipais.
O projeto é, da mesma forma, de responsabilidade da empresa Versátil Engenharia e a previsão de entrega é de três anos.
Detalhes da obra
O viaduto estaiado terá, aproximadamente, 2.700 metros.
É constituído, em suma, por elementos como: ciclovia, muro de contenção, ponte estaiada, viaduto, alças de acesso e de retorno e adequações nas vias.
Lembrando que a pista passará por cima da Linha 10 – Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com altura de 15 metros.
Pavimentação
Ao longo de outubro, a Prefeitura de Ribeirão Pires também deu andamento ao cronograma de pavimentação de ruas por toda a cidade.
As ruas Tamoio, Sergipe e 31 de Março, na Vila Moderna, receberam asfalto novo.
No Jardim Santista, as vias Maria do Carmo, Jacuí e Passo Fundo também receberam pavimentação.
Na região do Ouro Fino, a Rua Pereira Barreto, a Rua Assis Brasil e a Rua José de Alencar foram, em conclusão, completamente asfaltadas, em trecho que abrange mais de dois quilômetros.