Todas as gestantes acima de 28 semanas podem, portanto, comparecer a uma unidade de saúde para receber a dose única
A Prefeitura de Ribeirão Pires inicia, nesta quarta-feira (10.12), em primeiro lugar, a vacinação contra a bronquiolite nas 10 unidades da Atenção Básica.
A imunização é destinada às gestantes a partir da 28ª semana e tem como objetivo proteger os recém-nascidos contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite e de infecções respiratórias graves nos primeiros meses de vida. As doses estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A vacina contra o VSR é aplicada em dose única a cada gestação e é fundamental para prevenir infecções respiratórias graves em bebês menores de seis meses. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação, carteirinha de pré-natal e comprovante de vacinação.
“A vacinação das gestantes é um passo decisivo para proteger nossos bebês. Quando a mãe se protege, garante ao filho um início de vida mais seguro, e isso precisa ser prioridade. Por isso convocamos todas as mães para que venham até uma unidade de saúde, tirem suas dúvidas e façam sua imunização”, afirmou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.
A vacina integra a estratégia nacional de proteção contra o VSR. O Ministério da Saúde enviou novas doses ao município, que estão sendo distribuídas às unidades de saúde.
No sábado (06.12), a Unidade Básica de Saúde Central vacinou, em conclusão, 82 gestantes durante a mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde.
