Inauguração contou com exposição de obras do Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires (CARP), do acervo municipal e intervenções artísticas
Nesta terça-feira (25.03), Ribeirão Pires celebrou a inauguração da Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, com artes, música e movimento.
O novo espaço cultural entregue pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, fica no prédio anexo ao Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, da Escola Municipal de Artes (EMARP) e dos setores administrativos da Pasta.
A Pinacoteca leva, em primeiro lugar, o nome do pintor e ilustrador que trabalhou em grandes revistas de São Paulo e do ABCD, falecido em 1984.
Com acervo de 480 obras, a Pinacoteca Municipal se estabelece, acima de tudo,como um tesouro artístico da região.
Ostenta coleção que abrange rica variedade de pinturas, gravuras, desenhos e esculturas, com destaque às obras de renomados artistas locais e internacionais.
Entre as peças em exposição estão, por exemplo, trabalhos de ícones, como Roberto Burle Marx, Alfredo Volpi, Emanuel Araújo, Lúcio Bittencourt e Silvio Oppenheim, além de importantes obras de artistas consagrados no cenário nacional.
Obras de Burle Marx e Alfredo Volpi
O público pode, portanto, conferir duas exposições de grande relevância com obras do acervo municipal, incluindo peças de mestres como Burle Marx e Volpi.
A segunda tem, além disso, a participação do CARP (Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires).
Artistas como Caetano Santos, Joselaine Barbosa, Lua, Lilian Zampol, Ronam Santos, Ponezio, entre outros, são destaques, da mesma forma, na exposição.
A mesma visa a dar visibilidade, em suma, ao trabalho da comunidade artística da cidade e região.
As exposições seguem em maio e darão lugar para novas mostras que serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura.
O espaço passou por uma série de revitalizações, incluindo a instalação de novos pisos, iluminação moderna e reforma do telhado, oferecendo aos visitantes um ambiente acolhedor, acessível e adequado para a apreciação das artes.
Um dos destaques do local foi a Sala de Artes Digitais, que exibiu obras de forma inovadora, por meio de projeções e novas linguagens digitais.
Para a visitante Silvana Santiago, moradora de Ribeirão Pires, o que mais surpreendeu, por exemplo, foi a qualidade das obras artísticas.
“É um privilégio poder participar da inauguração e valorizar nossos artistas. Ribeirão Pires tem muito para oferecer para o universo das artes”, comentou.
Já o prefeito Guto Volpi destacou que a Pinacoteca Municipal se torna um ponto de referência cultural.
“É um marco para os artistas da região promovendo o fomento à economia criativa e ampliando o acesso à cultura para moradores, estudantes e turistas”, ressaltou Volpi.
Durante a inauguração, professores e alunos da EMARP prepararam apresentações artísticas que emocionaram o público.
O objetivo foi promover a integração de todos os segmentos de dança, teatro, música e artes visuais.
Serviço:
Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias
Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Centro
Funcionamento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h; Aos sábados das 9h às 14h
Agendamento de vistas em grupos, em conclusão, via e-mail: secult@ribeiraopires.sp.gov.br