Ação da Prefeitura com estudantes incluiu, em primeiro lugar, contação de história, visitação e contato com acervo físico e digital da cidade
Alunos da Escola Municipal Yoshihiko Narita, de Ribeirão Pires, deixaram a sala de aula para comemorar, portanto, o Dia Nacional da Biblioteca.
A Prefeitura organizou, acima de tudo, atividades especiais em homenagem à data, celebrada nesta quarta-feira (09.04).
Além da visita em que os estudantes puderam conhecer a Biblioteca Municipal Olavo Bilac, a programação teve contação da história “Dona Corujinha, de Artur Barros.
Os estudantes ainda tiveram acesso, além disso, à lousa digital, computadores, tablets para consultar títulos digitais.
“Amei a visita e ter contato com o tablet. Gosto muito de ler, mas no tablet as imagens ficam mais vivas”, contou a aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, Mikaelly de Oliveira Vieira.
A Biblioteca, mantida pela Prefeitura da Estância por meio da Secretaria de Cultura, tem mais de 50 mil livros gratuitos, entre títulos físicos e digitais.
Além dos livros, a biblioteca conta espaço coworking para quem quer estudar ou trabalhar em ambiente leve e tranquilo. “Incentivar a leitura e comemorar datas através de ações trazem memórias cognitivas, sociais e afetivas”, comentou a bibliotecária, Sheila Costa.
Cadastro
Para acessar o conteúdo digital, é necessário se cadastrar e aguardar a liberação através deste link: ://bibliotecadigitalderibeiraopires.tocalivros.com/ ou por meio do APP Ribeirão Pires Digital
Já para conferir o acerto físico, a Biblioteca Olavo Bilac fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro)
Centro Histórico e Literário (CHL)
Outro espaço gratuito para os apaixonados por livros é o CHL – Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli, localizado no Centro da cidade (Rua Miguel Prisco, 286).
O espaço oferece acesso à leitura e à pesquisa, abriga Espaço Coworking Municipal, acervo com mais de 1.800 títulos, documentos históricos, além de wi-fi gratuito para o público.
Com a aproximação da quarta edição da FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires), que ocorrerá em setembro, os espaços destacam, em conclusão, livros da escritora Cecília Meireles, que será a grande homenageada do evento.