Novembro foi marcado por um aumento acelerado na busca por cartões de crédito com um crescimento de 96% no número de propostas recebidas pela DMCard.
Em contrapartida, o volume de pagamentos não acompanhou o mesmo ritmo, mostrando um consumidor com gastos mais racionais
Como uma das líderes no setor de cartões private label, atuando majoritariamente em supermercados, os números da DMCard mostram um recorte importante que reflete o comportamento desse setor e seus consumidores.
Os resultados da instituição têm apontado, em primeiro lugar, que o consumidor, principalmente das classes de acesso na base da pirâmide que compõem seu público-alvo, está cada vez mais dependente do crédito até mesmo para abastecer a despensa do lar.
Em busca de um maior poder de compra em um momento especial para o varejo como a Black Friday, o número de novas propostas recebidas pela instituição em novembro, cresceu 96%, quando comparadas ao mesmo período do ano passado.
Estratégia
O cenário econômico pelo qual passamos há alguns anos e que se estendeu por mais tempo do que prevíamos devido à pandemia tem conduzido as classes C, D e E para o crédito.
O público que compõe, da mesma forma, o perfil dos clientes DMCard.
“Enquanto o IBGE, mês a mês, tem apontado para uma queda no consumo dos supermercados, nosso cartão de loja para esse setor movimenta cada vez um maior número de pagamentos. Isso mostra que além de uma solução para famílias, esse formato de crédito também é uma importante estratégia de negócio para o varejo”, explica Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard.
Vindo desse crescimento constante do volume de compras realizadas no cartão de crédito, durante o mês da Black Friday, a DMCard monitorou um fenômeno atípico que mostrou um consumidor realizando compras de forma mais racional. “Em novembro, percebemos a busca pelo crédito deu um salto, impulsionado período de promoções. No entanto, o uso desse crédito efetivamente em compras não acompanhou o mesmo ritmo”, conta Sandra.
Crescimento
Em comparação com novembro de 2020, o mesmo mês deste ano teve um crescimento de 35%, com uma movimentação de R$ 357,9 milhões. O que representa exatamente a média de crescimento anual dos pagamentos realizados com cartões DMCard nos últimos oito anos. Contudo, ao realizar essa comparação com o mês imediatamente anterior, outubro, que acumulou R$ 368,2 milhões, é identificada uma leve queda de -2,8%, apesar do período contemplar a Black Friday, uma data importante para os resultados do comércio.
Quando o mês da Black Friday não supera o mês anterior, repete-se o mesmo cenário do ano passado. Em novembro de 2020 foram movimentados R$ 265,3 milhões, uma queda de -2% em comparação a outubro, quando o total em compras nos cartões foi de R$ 270,2 milhões, como pode ser verificado no gráfico a seguir.
Consumidor se preparou para oportunidades que não encontrou
O crescimento elevado de um ano para outro é um reflexo do cenário econômico em geral e o crescimento da própria DMCard. No entanto, a variação positiva não se repetir no curto período da comparação mensal aponta para outras questões, como explica a diretora da DMCard.
“São diversos os fatores que entendo se espelharem nesse resultado. O consumidor, principalmente do supermercado, aproveitou as promoções da Black Friday para a compra de itens que já faziam parte de sua lista de compras em meses anteriores. Além disso, buscou o crédito para tê-lo à disposição para aproveitar oportunidades que não encontrou e, ainda, aqueles que preferiram o pagamento à vista em dinheiro ou débito com o recebimento da primeira parcela do 13º salário”.
Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) corroboram com a interpretação de Sandra. Um monitoramento realizado nos dias 25 e 26 de novembro mostrou que, apenas nestes dois dias, foram realizados R$ 28 bilhões em pagamentos com cartões, um aumento de 22% em comparação aos mesmos dias de 2020. A maioria desses pagamentos foram realizados em compras de alimentos, seguidos por produtos de higiene pessoal que ficaram em segundo lugar nesse ranking e ganhando o espaço dos eletrônicos, que costumavam ser os mais desejados na data.
R$ 300 milhões em crédito injetados no mercado de uma única vez
O comportamento do consumidor também chama a atenção ao repetir o mesmo cenário de 2020, pois, este ano, a DMCard incrementou o poder de compra de 190 mil clientes de seus produtos financeiros. Foram R$ 300 milhões em crédito injetados no mercado de uma única vez, às vésperas da Black Friday. Uma ação que atende principalmente o público de menor poder aquisitivo, principal público-alvo da instituição.
“Já realizamos grandes ações de aporte de crédito como esta, em anos anteriores, mas sempre próximo ao Natal. Esta é a primeira vez que nos antecipamos para que esse aumento no poder de compra também beneficie o consumidor em outras datas importantes como a Black Friday e a Cyber Monday. Para nós, foi um recorde em valor de crédito liberado simultaneamente. Identificamos que foi importante para o consumidor ter o crédito disponibilizado como uma segurança e não para incrementar suas compras, que, ao que tudo indica, têm se tornado mais racionais”, conta a diretora.
A premissa apontada pela executiva pode ser comprovada ao se observar o ticket médio das compras em novembro deste ano, registrando um valor de R$ 161,41 que representa um crescimento de apenas 7% em comparação com o mesmo mês de 2020, quando foi de R$ 150,40. Uma variação não acompanhou o crescimento dos gastos em geral de 35%, como mostrado mais acima, e nem a inflação.
“É extremamente importante entender o comportamento do varejo e do consumidor para que possamos atender às necessidades reais do brasileiro, criando oportunidades para campanhas mais eficientes para o incremento dos resultados, um cenário benéfico para o cliente e para o varejista”, conclui Sandra.
Sobre o Grupo DMCard
A DMCard nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos últimos nove anos, e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos e 1 milhão de cartões ativos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda espalhados por todo Brasil.
Desde 2019, começou a ampliar seu portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado, conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos financeiros voltados para a concessão de crédito.
Além disso, também tem se tornado especialista em inovações para o varejo por meio das mais avançadas tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento interno, e conta com um time de especialistas em ciência de dados para oferecer, cada vez mais, melhores produtos e serviços aos clientes.
Pessoas são prioridade
Pessoas sempre foram prioridade na DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter Score), indicador que mede o quanto os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 93 de satisfação. Além disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota de 4,7 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.
Além do público interno, também conta com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard possui o selo RA1000 e com um índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.
A DMCard, em conclusão, se transformou em uma grande plataforma de serviços financeiros inclusivos. Para potencializar a capacidade de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais (B2C), o grupo vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e investimentos.
Atualmente, entre as empresas do grupo estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos financeiros voltados para a concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento (credenciadora dos estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a captação de recursos financeiros), DMCard Ltda e Infocards.