Estabelecimentos ampliam número de mesas e apostam, portanto, em promoções para atrair famílias
Os restaurantes do ABCD projetam crescimento expressivo no movimento para o Dia das Mães, celebrado neste ano em 10 de maio.
A expectativa dos estabelecimentos é, no mínimo, dobrar o fluxo de clientes em comparação com um fim de semana comum.
Para potencializar os resultados, muitos devem adotar a chamada “semana das mães”, com cardápios especiais e promoções temáticas, conforme sugerido por entidades do setor.
Segundo o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), a data representa uma das mais importantes para o setor de alimentação fora do lar.
“É uma época boa para os estabelecimentos recuperarem vendas, planejarem o cardápio, atrair e fidelizar o cliente”, afirma Beto Moreira, presidente da entidade.
Um dos restaurantes já em ritmo de preparação é o tradicional Rosa’s Churrascaria, em Santo André, conhecido pelo clássico filé mignon à parmegiana, servido com salada de escarola fininha temperada com vinho e torresmo crocante.


Segundo o proprietário Mauro Júnior, a casa — que costuma atender cerca de 300 pessoas — deve receber até 360 clientes na data.
Para isso, a estratégia será ampliar o número de mesas em cerca de 20 unidades.
Público diferente
“Neste dia o perfil do público é diferente. Chegam grupos maiores, famílias inteiras que querem comemorar juntas. É uma celebração”, explica, em resumo, o empresário.
Além do atendimento presencial, o restaurante também se organiza para atender pedidos para retirada no local.
Mauro orienta que as encomendas sejam feitas com antecedência e avisa que haverá um horário exclusivo para retirada, das 10h às 11h30.
Apesar do otimismo e da preparação, o empresário observa mudanças no comportamento do consumidor.
“Percebemos nestes dois últimos anos uma diminuição do consumo devido à alta dos preços, levando os consumidores a reduzirem gastos e a mudar seus hábitos de compra”, diz, ressaltando uma retração no consumo.
Diretor do Sehal, Cesar dos Santos Ferreira, acrescenta que boa parte dos empresários ainda enfrenta dificuldades, porém a data é oportunidade para recuperar vendas.
Segundo ele, um terço dos estabelecimentos ainda não consegue operar com lucro.
Mas, pesquisa de entidades do setor indica que mais de 80% das pessoas querem celebrar com as mães.
“Devido a essa perspectiva, a orientação à categoria é criar a semana das mães para melhorar e impactar o negócio durante toda a semana”, finaliza Cesar, que também é empresário do ramo gastronômico em Ribeirão Pires.
Sobre o Sehal
Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é, em primeiro lugar, uma entidade sem fins lucrativos.
Tem como objetivo, acima de tudo, apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas.
É, em conclusão, um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.