Joaquim Alessi
Que o PSDB enfrenta a pior crise de sua existência de 35 anos não é novidade para ninguém.
Mas também é inegável que o partido tem tudo para ressurgir das cinzas, embora o prefeito Auricchio seja contrário ao termo.
Além disso, esse trabalho começa, sem dúvida, não pelo comando nacional, mas, sobretudo, pelas bases.
Ou seja, portanto, os diretórios municipais, onde a política é mais pé no chão.
Com esse clima, a secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetune Grespan, assumiu, neste sábado, a presidência da executiva municipal do PSDB.
Falas claras e contundentes do prefeito José Auricchio Júnior e de seu colega de Santo André e presidente da Federação PSDB-Cidadania, Paulo Serra, deixaram nítida a tarefa que caberá a Regina.
Cirúrgica, a médica, cotadíssima para suceder Auricchio também no Palácio da Cerâmica, foi de poucas palavras.
O que deixa claro, acima de tudo, que deve vir mais ação pela frente.
Caminho desenhado
A pouco menos de um ano para o início da campanha eleitoral de 2024, ainda é cedo para previsões, que teriam mais caráter de chute.
Porém, falas e presenças na convenção tucana denotam que muitos líderes políticos da cidade devem descer do muro e subir no poleiro na hora certa.
Ainda que esse “subir no poleiro” não signifique exatamente filiar-se ao PSDB, uma vez que o partido praticamente tem chapa fechada para disputar a Câmara.
Nesse caso, a disputa será mais interna, a exemplo do que analisou Auricchio em rápida coletiva pós-convenção.
Em outros palavras, será garantir a unidade e liderança do grupo com vistas a manter o comando político em São Caetano do Sul.
Prova disso é que a convenção tucana colocou no mesmo palco os vereadores Tite Campanella, Marcel Munhoz e Professor Ródnei (todos do Cidadania), Cicinho, Caio Salgado e Maurício Fernandes (do PL), Professor Jander Lira (PSD).
Além, claro, dos tucanos Pio Mielo, Beto Vidoski, Marcos Fontes, Fábio Soares e Olyntho Voltarelli.
Destaque, da mesma forma, para a presença e fala do deputado estadual Thiago Auricchio (PL).
Regina Maura também foi brindada com mensagens em vídeo do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, do governador gaúcho Eduardo Leite, e do presidente estadual do PSDB, Marcos Vinholi.