Aprovada em julho de 2023 na Câmara dos Deputados, a reforma tributária brasileira busca simplificar e modernizar o sistema de impostos do país. Entre as principais mudanças propostas estão a unificação de tributos, a redução da burocracia e a maior transparência nas relações fiscais entre empresas e governo. Essas alterações visam criar um ambiente mais favorável aos negócios, estimulando investimentos, competitividade e crescimento econômico.
Esse é um tema que tem gerado debates e expectativas no cenário econômico brasileiro. Com o objetivo de simplificar o complexo sistema de impostos do país, a mudança estrutural pode trazer impactos significativos para as empresas e a economia como um todo. Nesse contexto, compreender as oportunidades e desafios que a reforma tributária oferece é fundamental para os líderes empresariais, como CEOs, CFOs e CIOs, que buscam transformar estratégia em liderança.
Dentre os desafios para as empresas, o principal está na necessidade de operar sob dois regimes tributários simultaneamente, durante o período de transição que ocorrerá entre 2026 e 2032. Nesse cenário, a tecnologia desempenha um papel fundamental, oferecendo soluções para otimizar a gestão fiscal, aumentar a eficiência operacional e garantir a conformidade com as novas exigências legais. A adoção de sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) – ou planejamento de recursos empresariais – robustos e integrados, aliada à automação de processos e ao uso de ferramentas de análise de dados, pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa para as empresas.
“A transição para a nova reforma tributária representa uma verdadeira revolução na forma como as corporações lidam com tributos. Manter a estrutura atual enquanto se adapta à nova legislação exige revisão completa de processos, desde configurações tecnológicas até fluxos operacionais internos. A coexistência de dois sistemas impactará áreas cruciais como jurídico, supply chain e TI, além de exigir parametrizações específicas nos ERPs. O maior desafio será garantir que tudo funcione em harmonia, o que só será possível com planejamento estratégico robusto e execução detalhada”, afirma Davisson Coelho, Account Manager da Revna*.
*Formado em Processos Gerenciais e com MBA em Gestão da Experiência do Consumidor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Davisson traz consigo 18 anos de sólida experiência na área comercial, desempenhando papéis como Hunter e Farmer, além de uma trajetória de 10 anos em soluções fiscais On Premises e Software as a Service – SaaS para empresas de médio e grande porte. Sua expertise inclui integração com ERPs reconhecidos, como Oracle, SAP, Totvs e sistemas legados, além de gestão de entrada de documentos eletrônicos e não eletrônicos, outsourcing – ou terceirização – e iniciativas de Move to Cloud.