Referência em videomonitoramento, São Bernardo planeja dobrar número de câmeras

In ABCD On
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Com a ampliação, Centro Integrado passará a contar, acima de tudo, com 800 câmeras de vigilância espalhadas por toda a cidade

O prefeito Orlando Morando anunciou projeto para viabilizar a ampliação do CIM (Centro Integrado de Monitoramento), que auxilia a GCM (Guarda Civil Municipal) no combate à criminalidade em São Bernardo.

A Administração, em primeiro lugar, está em tratativas com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para garantir financiamento ao projeto.

Ele prevê, por exemplo, ampliação do número de câmeras de monitoramento e modernização do equipamento.

Com a revitalização, o CIM dobrará o número de câmeras das atuais 400 para 800.

“O projeto já está aprovado pelo BNDES. Queremos iniciar essa modernização ainda neste ano. Será um reforço muito importante para a segurança da cidade. Teremos o dobro de câmeras que vão ajudar na elucidação de crimes, na prisão de criminosos e na resolução de incidentes de menor gravidade, como pichações e depredações”, ressaltou, em resumo, o prefeito.

Referência nacional em videomonitoramento, o Centro Integrado de Monitoramento é um equipamento municipal que concentra imagens de 400 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade e auxilia a GCM na identificação da atuação de criminosos em tempo real. Além disso, o centro viabiliza o trabalho integrado entre a GCM, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e o Departamento de Trânsito.

As câmeras são operadas diuturnamente e de forma ininterrupta, 24 horas por dia, por aproximadamente 40 GCMs, distribuídos em regime de plantão. Cada equipe também conta com a presença de policial militar, que compartilha as informações com o Copom, da Polícia Militar. O Centro Integrado de Monitoramento fica localizado na Rua Redenção, 100, no Jardim do Mar.

Flagrante

Em setembro, a GCM flagrou e deteve, acima de tudo, dois sujeitos por roubo na passarela que dá acesso ao Paço, no Centro.

A intervenção rápida da GCM, que prendeu a dupla, foi possível, por exemplo, graças à identificação do crime em tempo real pelo CIM.

Sete smartphones foram, portanto, recuperados pela guarda, além de duas mochilas.

Da mesma forma, por meio dass câmeras de monitoramento, crimes cometidos costumeiramente à noite, como furtos de cabos elétricos públicos e privados, são identificados e permitem a prisão em flagrante de criminosos.

You may also read!

Voluntários do Big Riso, da MBigucci, levam risoterapia ao Hospital PUC-Campinas

O grupo voluntário de palhaços de hospital no ABCD estará neste final de semana, da mesma forma, em Campinas Neste

Read More...

Republicanos: Deputado Luiz Fernando (PT) visita prefeito Tite Campanella (PL) em São Caetano

Joaquim Alessi Nada a ver com o partido Republicanos, mas sim com o gesto de dois políticos opostos. Foram extremamente

Read More...

Equipe de Bem-Estar Animal ganha nova sede em Ribeirão Pires

Espaço compartilhado com o CCZ vai tornar mais ágeis, por exemplo, os atendimentos, e fortalecer políticas públicas voltadas à

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu