Neste domingo (2/8), São Caetano do Sul registrou 2.294 pacientes recuperados de covid-19 desde o início da pandemia.
Além disso, entre esses vencedores está Harmindo Francisco da Silva, que teve alta na sexta-feira e pôde passar o final de semana com a família, após uma semana internado no Hospital de Campanha.
Comemoração
Com 100 anos de idade completos a 1º de julho, sua recuperação, em primeiro lugar, foi motivo de festa entre os profissionais do Hospital de Campanha, que filmaram a despedida do hospital e o simpático agradecimento do sr. Harmindo.
“Obrigado a todos pelo cuidado, importante para a gente se recuperar logo”, disse o paciente, lúcido e tranquilo, em síntese.
Repercussão
Tão emocionante quanto a recuperação de um paciente centenário, da mesma forma, foi a repercussão do vídeo nas redes sociais da Prefeitura.
Parentes, amigos e vários profissionais de saúde, enquanto isso, fizeram questão de deixar registradas mensagens de alegria, esperança e gratidão.
Lindinalvo Félix, que atua como secretário de ala no Hospital de Campanha (cuidando da burocracia das internações) escreveu: “uma honra participar desse momento tão especial no Hospital de Campanha de São Caetano do Sul”.
Ele conta que durante esse período chegou a bater papo com o sr. Harmindo e se encantou com a simpatia do paciente. “Esta é a primeira vez que trabalho no setor de Saúde e é gratificante. Dá muito orgulho. Eu me doo de coração às pessoas que estão internadas lá”.
Superação
O médico Ricardo Carajeleascow, diretor do Complexo Hospitalar, parabenizou, em outras palavras, o paciente e os profissionais que estão nessa “batalha diária”. Para ele, esses exemplos de superação “dão força para continuarmos executando esse trabalho”.
Amigos também, posteriormente, se expressaram pelas redes sociais: “Parabéns, querido Harmindo, que amo muito, sempre alegre e esbanjando vigor. Parabéns a toda equipe médica e aos profissionais que têm cuidado com tanto carinho dos pacientes”, escreveu Sônia Barciella.
“É um privilégio termos ele como amigo!”, disseram, da mesma forma, Patrícia Fazolin e Eliana Baptista, irmãs de fé do sr. Harmindo no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová.
Conceição Generoso Molina também escreveu: “Parabéns, irmão, que Jeová continue te abençoando sempre”.
Para a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, essas manifestações expressam o sentimento compartilhado por quem está na linha de frente da batalha contra o coronavírus: a certeza de que cada paciente tem uma história de vida única, de valor incalculável para sua família e comunidade. “Todos os dias divulgamos números de novos casos, de pacientes recuperados, de óbitos. Mas atrás desses números estão pessoas, por quem os profissionais de saúde se dedicam todos os dias”, lembra a doutora. Que acrescenta: “continue cuidando de você e das pessoas que você ama. Cada vida é importante”.
Texto: Suzel Tunes