Um dos pilares do Programa Recicla Diadema é, em primeiro lugar, fomentar novas vertentes da economia da cidade.
Em menos de quatro meses, portanto, a ação de coleta seletiva em todas as ruas da cidade já tem estimulado a geração de emprego e renda;
Isso para quem havia muito tempo esperava a recolocação no mercado de trabalho.
Lançado em outubro de 2022, o Recicla Diadema é, acima de tudo, um programa permanente da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Sua ação é de recolhimento de resíduos recicláveis porta a porta, com parceria de cooperativas de materiais recicláveis instaladas no município.
O avanço da atividade aumentou o volume de trabalho dentro das cooperativas, que, como consequência, têm ampliado seu quadro de associados.
Um exemplo desse sucesso está na Cooperativa Cooper Fênix, no bairro Taboão, neste município. Com o acréscimo da produtividade, a cooperativa adicionou mais gente ao time e entraram em cena os cinco novos cooperados Jhones, Matheus, Mariane, Valdirene e Jennifer.
Importância
“Faço questão de ressaltar a importância da iniciativa socioambiental da Prefeitura. Agradecemos e parabenizamos especialmente a população de Diadema, que aderiu e está separando papel, plástico, vidro e metal e colocando na porta de casa, no dia certo e na hora certa, para o caminhão do Recicla Diadema fazer o recolhimento, uma vez por semana”, disse a presidente da Cooper Fênix, Maria Mônica da Silva, que também é dirigente do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Ela contou que antes desse crescimento, a Cooper Fênix operava com apenas quatro mulheres e quatro homens.
Porém, para alegria do coletivo, cresceu a quantidade de recicláveis recolhidos, permitindo criar vagas e agregar mais cooperados.
“Nossa filosofia de atuação é de um por todos e todos por um, por isso, torcemos e atuamos para o sucesso geral do Recicla Diadema. Porque quando um programa assim é bem sucedido, todos ganham. A cidade fica mais limpa, o meio ambiente mais protegido e as cooperativas crescem e geram mais renda e postos de trabalho”, explicou, em conclusão, Mônica.