Recicla Diadema cresce e fomenta criação de postos de trabalho em cooperativas

In ABCD On
Foto: Dino Santos / PMD

Um dos pilares do Programa Recicla Diadema é, em primeiro lugar, fomentar novas vertentes da economia da cidade.

Em menos de quatro meses, portanto, a ação de coleta seletiva em todas as ruas da cidade já tem estimulado a geração de emprego e renda;

Isso para quem havia muito tempo esperava a recolocação no mercado de trabalho.

Lançado em outubro de 2022, o Recicla Diadema é, acima de tudo, um programa permanente da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Sua ação é de recolhimento de resíduos recicláveis porta a porta, com parceria de cooperativas de materiais recicláveis instaladas no município.

O avanço da atividade aumentou o volume de trabalho dentro das cooperativas, que, como consequência, têm ampliado seu quadro de associados.

Um exemplo desse sucesso está na Cooperativa Cooper Fênix, no bairro Taboão, neste município. Com o acréscimo da produtividade, a cooperativa adicionou mais gente ao time e entraram em cena os cinco novos cooperados Jhones, Matheus, Mariane, Valdirene e Jennifer.

Importância

“Faço questão de ressaltar a importância da iniciativa socioambiental da Prefeitura. Agradecemos e parabenizamos especialmente a população de Diadema, que aderiu e está separando papel, plástico, vidro e metal e colocando na porta de casa, no dia certo e na hora certa, para o caminhão do Recicla Diadema fazer o recolhimento, uma vez por semana”, disse a presidente da Cooper Fênix, Maria Mônica da Silva, que também é dirigente do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Ela contou que antes desse crescimento, a Cooper Fênix operava com apenas quatro mulheres e quatro homens.

Porém, para alegria do coletivo, cresceu a quantidade de recicláveis recolhidos, permitindo criar vagas e agregar mais cooperados.

“Nossa filosofia de atuação é de um por todos e todos por um, por isso, torcemos e atuamos para o sucesso geral do Recicla Diadema. Porque quando um programa assim é bem sucedido, todos ganham. A cidade fica mais limpa, o meio ambiente mais protegido e as cooperativas crescem e geram mais renda e postos de trabalho”, explicou, em conclusão, Mônica.

You may also read!

Vigilância de Zoonoses de Diadema orienta sobre cuidados com caramujos africanos

Coleta e manuseio corretos são, em primeiro lugar, essenciais para evitar a proliferação do molusco A Unidade de Vigilância de

Read More...

GCM de Diadema prende foragido da justiça durante investigação de crime ambiental

Caso ocorreu no bairro Eldorado, onde os agentes constataram diversas irregularidades ambientais, como desmatamento e depósito irregular de resíduos A

Read More...

Auxiliar de limpeza participa de exposição Mentorias com fotos artísticas do Paço de Santo André

Mostra chega à última semana no Salão de Exposições Um olhar capaz de transformar em arte ângulos de um Paço

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu