Espaço, de 8 mil m² e que estava fechado, no Riacho Grande, contará com revitalização completa, além de centro de compostagem, área educativa e estufa de flores
São Bernardo voltará a ter, em primeiro lugar, um espaço dedicado ao cultivo de flores, das mais diversas espécies, com área direcionada à realização de cursos para estudantes da rede municipal e de ensino profissionalizante, passando também por um centro de compostagem e de convivência.
Ordem de serviço assinada nesta quarta-feira (16.04) pelo prefeito Marcelo Lima vai garantir, por exemplo, a revitalização do Viveiro Escola Municipal.
Ele fica na altura do Km 31 da Via Anchieta (sentido Litoral), no Riacho Grande.
O espaço do município, ao todo, possui dimensão de 135 mil m², sendo que o local específico do viveiro está concentrado em 8 mil m².
O local será utilizado para a criação e manutenção de flores e plantas, voltado para a implantação de novas áreas verdes no município, dentro do Programa Cidade Linda de Viver.
O prazo estimado para execução das melhorias do equipamento é de aproximadamente 90 dias.
Projeto fantástico
“Esse é um projeto fantástico que resgatamos em nossa cidade. Antigamente, todas as flores e plantas que eram usadas no paisagismo da cidade eram produzidas neste local. Vamos revitalizar o espaço, que, infelizmente, ficou abandonado nos últimos anos. Mas de agora para frente será diferente. Teremos espaço para educação ambiental, cursos de formação e compostagem. Será um local para toda a família conhecer”, garantiu o prefeito Marcelo Lima.

Coordenador da jardinagem da Secretaria de Serviços Urbanos, Julio Araújo fica responsável pelo canteiro de flores. Segundo ele, em pouco mais de um mês, as mudanças que chegaram por lá durante a agenda já estarão germinando. “As mudas chegaram e já as colocamos na estufa para que elas possam germinar e desenvolver. Assim que elas começarem a crescer, serão específicas para o canteiro externo e depois para a utilização nos nossos parques e jardins.”
Além do resgate do espaço, o local passa a contar com um centro de formação completo para cursos profissionalizantes na área de jardinagem, paisagismo e áreas correlatas, garantindo à população um novo ofício, um curso profissionalizante, bem como dar a qualificação necessária aos profissionais que já cuidam das áreas verdes da cidade.
Estrutura
O Viveiro Escola Municipal irá registrar diversas áreas especialmente projetadas para o aprendizado e a produção de mudas de flores. “Aqui também será um espaço para disseminação de práticas sustentáveis, para as visitas de escolas, para que as crianças conheçam como funciona o plantio de flores, e também será aberto aos moradores que desejam conhecer o espaço municipal e ter essa conexão com a história da cidade, por meio da natureza que está inserida no ambiente urbano”, apontou Fernando Longo, secretário municipal de Serviços Urbanos.
O Viveiro Escola Municipal contará, em conclusão, com:
* Estufa de Flores: uma estufa moderna destinada ao cultivo da espécie SunPatiens e de outras diversas espécies de flores que serão utilizadas no embelezamento de parques, praças, canteiros de ruas, avenidas e outros espaços verdes da cidade;
* Áreas Educativas: espaços dedicados a aulas práticas e teóricas sobre jardinagem, paisagismo e outras áreas relacionadas. Os ambientes permitem a realização de cursos, workshops e atividades para estudantes e a comunidade em geral;
* Compostagem: uma área para a produção de adubo orgânico a partir de resíduos vegetais, ensinando técnicas de reciclagem e a importância da matéria orgânica para a saúde do solo e das plantas;
* Copa, Refeitório e Sanitários: espaços e instalações para atender às necessidades dos usuários do Viveiro Escola.