“Reajuste de 45% para Polícia Civil anunciado por Tarcísio é fake news”, denuncia Sindicato dos Delegados

In ABCD On
Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp

Entidade desafia policiais a provarem, no holerite, aumento divulgado pelo Estado; percentual inflado se apropria, além disso, de reajuste concedido na gestão anterior pelo então governador João Doria

O reajuste de 45% nos salários das Polícias Civil e Militar divulgado pelo Governo Paulista, em publicação oficial sobre ações e investimentos do Palácio dos Bandeirantes na Segurança Pública, está sendo contestado, em primeiro lugar, pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

A entidade sindical aponta “fake news” da gestão de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

E denuncia estratégia para desviar o foco de reivindicação, não de hoje, por aumento de efetivo e valorização salarial.

O republicano, segundo o Sindicato, apropriou-se, acima de tudo, de porcentual concedido na gestão anterior (2019/2022), do então governador João Doria Junior (sem partido), “para inflar discurso”.

A informação do reajuste em tela foi compartilhada em reunião entre associações policiais, Tarcísio e secretários de Estado, na sede do governo bandeirante, em 23.11.

No encontro, foi apresentado, além disso, um panorama das despesas e dos salários das Polícias Militar, Civil e Penal, das contratações e dos reajustes realizados nos últimos anos.

Do resultado da audiência, um material foi elaborado, distribuído à Imprensa e publicado no site do Governo.

Fake News

Segundo a divulgação oficial, entre 2022 e 2025, os policiais civis e militares paulistas acumularam aumento salarial de 45,2%; e os penais, 54%.

Mas, na conta desses 45%, então inclusos 20% referentes a 2022, quando o governador ainda era João Doria.

Para a gestão de Tarcísio (2023/2026) sobram 25% – concedidos de 2023 a 2025.

No primeiro ano do atual governador, em 2023, o reajuste médio para os policiais civis e militares foi de 20% .

Na portunidade, a PM foi beneficiada com repasse maior em detrimento da Polícia Civil.

Na prática, como afirma a presidente do Sindpesp, delegada Jacqueline Valadares, a situação é pior.

“Para delegados de Polícia, em 2023, o aumento variou entre 14,27%, para a classe especial, e 20,7%, para a 3ª classe. Já em 2024, nenhum percentual foi concedido. Em 2025, veio um reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo público. Importante lembrar que os anos de 2024 e 2025 foram marcados por perdas reais na remuneração em razão da inflação do período”, detalha.

No entendimento do Sindicato dos Delegados, ao juntar o percentual de outra gestão (a de João Doria) com a atual (de Tarcísio), o Palácio dos Bandeirantes maquia dados e cria discurso falacioso:

“O governador (Tarcísio Gomes de Freitas), em nota oficial do Governo do Estado, está considerando na conta um percentual que foi concedido por gestor (João Doria) que o antecedeu. Trata-se de desinformação aos policiais e à população. É fake news! Algum policial civil teve, no seu holerite, em São Paulo, um reajuste de 45%, nesta gestão (2023/2026)?”, questiona Jacqueline, em tom de desafio.

Entre os piores do País

Hoje, conforme ranking do Sindpesp, os vencimentos dos delegados de Polícia de São Paulo são deploráveis.

O Estado tem a maior arrecadação de tributos do País, e os vencimentos de seus policiais civis estão muito baixos

Encontram-se, portanto, na 24ª posição em comparação aos outros entes da federação e ao Distrito Federal.

No período de 2023 até agora, São Paulo teve baixa, por exemplo, de 3.691 policiais civis – grande parte desmotivada com a desvalorização da carreira.

“A defasagem salarial dos policiais civis de São Paulo é tão gritante, que, ainda que tivesse sido dado reajuste de 45%, não sairíamos do ranking dos piores vencimentos do Brasil. Entre 27 estados, estamos em 24º lugar. Na realidade, seria necessário um aumento aproximado de 100% nos holerites para igualar com os melhores do País em remuneração de delegados”, aponta, em conclusão, Jacqueline.

You may also read!

Domingou de Mauá segue em clima de Carnaval com apresentação especial da Acadêmicos do São João

Escola agita o Parque da Juventude neste domingo a partir das 14 horas O projeto Domingou, parceria da Prefeitura de

Read More...

Videomonitoramento da GCM de São Bernardo flagra tentativa de furto de fios e cabos, e homem é detido no Baeta Neves

Identificado pela central de segurança, autor do crime foi detido no local, com oito ferramentas e porção de maconha;

Read More...

AME Santo André inaugura obras para contenção de enchentes

Com investimento de R$ 3,3 milhões, trabalhos serão entregues em 23.02 e incluem, acima de tudo, “piscinão” com 1.200

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu