Raquetada de Calderano derruba até presidente da Associação Chinesa de Tênis de Mesa

In ABCD, Canto do Joca, Esportes On
- Updated
Hugo Calderano jogou-se ao chão após o derradeiro ponto, mas quem caiu foi o cartola chinês, Fotos: Divulgação/ITTF

Joaquim Alessi

Ganhar de Wang Chuqin na semifinal e de Lin Shidong na final foi demais, mas o mal maior do atleta de São Caetano foi provocar uma revolução na China

O título de Hugo Calderano na Copa do Mundo de tênis de mesa em território chinês provocou, em primeiro lugar, grande mobilização de torcedores locais pedindo por mudanças, que vieram nesta quarta-feira (23.04).

A Associação Chinesa de Tênis de Mesa (CTTA) anunciou, acima de tudo, uma profunda reformulação no seu comando.

O presidente Liu Guoliang renunciou ao cargo, e foi substituído, portanto, por Wang Liqin, eleito pelos membros da entidade.

A troca na entidade aconteceu na sequência ao título de Hugo, conquistado no último domingo (20), em Macau. Foi a primeira vez em 23 anos que um estrangeiro se sagrou campeão de um torneio mundial em território chinês. O feito levou a uma forte reação dos fãs locais: com mais de 100 milhões de registros, a hashtag “O tênis de mesa chinês precisa refletir” se tornou o assunto mais comentado do Weibo, maior rede social do país.

Hugo adorado pelos chineses

Adorado pelos torcedores chineses, Hugo também chegou aos assuntos mais comentados no Weibo.

Logo após conquistar o título, o brasileiro foi ovacionado pela torcida que lotou a Galaxy Arena.

Primeiro não asiático e não europeu a ser campeão da Copa, Hugo deixou pelo caminho os dois atletas da casa apontados como favoritos ao título.

Na semifinal, derrotou Wang Chuqin, vice-líder do ranking, em uma virada épica, por 4 a 3, após estar atrás em 3 a 1.

Já na decisão, teve uma atuação dominante diante do número um do mundo, Lin Shidong, vencendo por 4 a 1.

À frente da Associação desde 2018, Liu Guoliang chegou ao mais alto posto do tênis de mesa após uma longa e vitoriosa trajetória em diferentes funções.

Como atleta, foi campeão olímpico e mundial. Em 2003, assumiu o cargo de técnico da seleção chinesa, liderando uma era hegemônica do país.

Segundo o agora ex-presidente, a decisão de se afastar do cargo foi tomada para que “a nova liderança da CTTA tenha um ciclo completo na preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles.”

“Sinceramente, estou um pouco triste por sair, mas também um pouco animado com o futuro. Meu amor pelo tênis de mesa nunca mudará”, disse.

Wang Liqin também tem um longo histórico na modalidade.

Foi tricampeão mundial e conquistou quatro medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, em disputas de duplas e por equipes.

Bicampeão olímpico e tricampeão mundial, Ma Long também passou a fazer parte da direção da CTTA, assumindo uma das vice-presidências.

You may also read!

Celso Furtado, diretor-geral da Coop e ex-aluno da USCS profere palestra na Semana Administração e Ciências Contábeis da Universidade

Nesta terça-feira (17.09), a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) recebeu, em primeiro lugar, o diretor-geral (CEO)

Read More...

BRK orienta funcionários e prestadores de serviço a respeito da Semana Nacional de Trânsito

Iniciativa conta com palestras, divulgação de vídeos e informações de segurança A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Conselho Nacional

Read More...

Zoo de São Bernardo faz tratamento, muda dieta e recupera de problema gástrico anta de 20 anos

Complicação foi diagnosticada em junho, após exames, inclusive endoscopia; Gordo e seu irmão, Gandhi, foram transferidos por equipamento de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu