Projeto vai organizar documentação histórica sobre surgimento do ABCD

In ABCD On
Fotos: Beto Garavello/PMSA

Documentos encontram-se atualmente no Museu de Santo André; iniciativa da Amusa foi aprovada em edital do ProAC

A documentação referente a um importante período da história do ABCD passará por um trabalho de organização e em breve estará disponível ao público.

Trata-se, acima de tudo, do acervo documental da antiga Câmara de São Bernardo entre os anos de 1890 e 1938, período no qual os atuais sete municípios da região (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) eram um só: São Bernardo.

Os documentos encontram-se atualmente, em primeiro lugar, sob a guarda do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

A proposta de organização e sistematização das informações é, por exemplo, da Amusa (Associação Amigos do Museu de Santo André).

Compõe o projeto aprovado pelo ProAC, o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo através do edital 35/2022, destinado a “Museus e Acervos: implantação, reforma, ampliação, digitalização ou modernização”.

Recursos

O edital destinou, portanto, R$ 200 mil para a execução dos trabalhos.

Os recursos serão utilizados na contratação de pessoal, compra de equipamentos e materiais, entre outros gastos.

O projeto prevê, além disso, contrapartida por parte do Museu de Santo André, que cederá duas salas onde os trabalhos serão realizados.

Além disso, vai colocar à disposição a equipe de profissionais.

Segundo a professora Silvia Helena Passarelli, atual presidente da Amusa, além dos recursos obtidos através do ProAC, a entidade pretende arrecadar outros R$ 30 mil através de uma campanha de arrecadação de fundos.

O projeto

O projeto da Amusa prevê, da mesma forma, a organização e sistematização do acervo.

Ele é composto por 150 livros, 100 caixas de arquivo e 42 maços de documentos.

Ele abrigam, além das atas da Câmara, requerimentos de munícipes, atividades eleitorais e livros de impostos, entre outros.

Conforme o projeto, trata-se de um material de grande relevância para a história da região.

Ele evidencia como se conformaram as relações administrativas do poder público municipal com a sociedade que representa.

Quando estiver totalmente acessível, o material poderá trazer à luz aspectos fundamentais das origens dos primeiros tempos da trajetória de desenvolvimento da região e da formação dos arredores.

Início em janeiro

O início dos trabalhos está previsto para janeiro de 2023, com previsão de duração de 12 meses.

Para tanto, já está em andamento o processo de seleção dos estagiários, que na próxima semana passarão por uma capacitação a ser realizada no próprio museu.

“Este projeto é importante pois dará acesso a uma documentação pouco conhecida do Grande ABC. Ela compreende o período de 1890 a 1938, período da formação dos núcleos urbanos que deram origem à atual região ainda durante a Primeira República”, comenta a presidente da associação, Silvia Helena Passarelli.

Amusa

Criada em 2000, a Amusa tem como objetivo apoiar a conservação e divulgação do Museu de Santo André através de levantamento de recursos a serem geridos pela própria associação.

Nesses anos a entidade tem realizado ações como mobilizar a comunidade para o apoio à preservação e proteção do patrimônio do museu, incentivar a participação da comunidade e promover atividades de caráter cultural, educacional e acadêmico.

Entre os projetos já realizados com captação de recursos destacam-se: ‘Bairros: incluindo memórias, incluindo cidadãos’ (edital ProAC; 2015), que resultou em exposição itinerante, e ‘Santo André: a cidade e sua memória’ (Ibram, 2015), que possibilitou a digitalização de parte do acervo fotográfico do acervo, e ‘Paranapiacaba, valorização do patrimônio cultural começa na infância’ (Fundação Vitae, 2000 – 2002), programa de educação patrimonial realizado na Vila de Paranapiacaba com escolas do município.

You may also read!

Nova praça no Jardim das Oliveiras vai beneficiar 5 mil moradores em São Bernardo

Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Marcelo Lima neste domingo (23.02); até final de ano, moradores vão receber

Read More...

Carnaval da Família leva público de diversas idades ao Paço de Ribeirão Pires

Em ambiente seguro, foliões puderam curtir, em primeiro lugar, músicas carnavalescas, bloquinhos, concursos de fantasia e muito mais Marchinhas carnavalescas,

Read More...

Saiba quem é o estilista que levou Diadema ao Baile da Vogue

Após celebrar os 50 anos da revista, look em homenagem a Clodovil Hernandes estará exposto no Teatro Clara Nunes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu