Projeto que conecta Educação e Cultura leva alunos da rede a espaços culturais de São Bernardo

In ABCD, Cultura, Educação On
- Updated
Visita à Gibiteca. Foto: Omar Matsumoto PMSBC

Na estreia do programa, estudantes da EMEB Júlio de Grammont exploram, em primeiro lugar, o universo dos gibis na recém-inaugurada Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese na região central

Alunos da rede municipal de São Bernardo deram o pontapé inicial, nesta terça-feira (08.04), portanto,ao Projeto de Ampliação Cultural, implantado pela Prefeitura com o conceito de aliar educação e cultura, promovendo visita aos espaços culturais da cidade.

A iniciativa tem o objetivo, por exemplo, de integrar o currículo escolar ao território cultural do município.

Expandindo, da mesma forma, o repertório dos estudantes da rede por meio de vivências educativas em equipamentos culturais e ambientais de São Bernardo.

No primeiro dia do projeto, coordenado pela Secretaria de Educação, com apoio da Cultura, a recém-inaugurada Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese, agora com sede própria na região central, reuniu estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da EMEB Júlio de Grammont, no Planalto, para uma experiência lúdica e sensível com o universo dos gibis, leitura e contação de histórias.

O espaço foi preparado para receber os pequenos com acolhimento e estímulo à curiosidade e à criatividade.

A secretária-adjunta de Educação de São Bernardo, Jussara Bezerra, acompanhou a visita.

Ela destacou, acima de tudo, o impacto positivo da ação para as crianças e para os educadores.

“Foi uma experiência muito positiva. As crianças puderam explorar o acervo, participar da contação de histórias e conhecer um espaço cultural que pode ser visitado com a família nos finais de semana e feriados. Isso é muito rico, porque amplia o olhar da criança para além da escola”, afirmou, em resumo.

Caráter pedagógico

Jussara ressaltou, ainda, o caráter pedagógico do projeto e explicou que também é uma ação formativa para os professores.

“Os profissionais também conhecem novos espaços e podem incorporá-los ao planejamento pedagógico, usando diferentes linguagens como o gibi, o mangá, a arte e a leitura como forma de expressão”, disse.

A titular da Cultura, Samara Dinis, celebrou com entusiasmo o início dado ao projeto.

“Este projeto simboliza exatamente o que acreditamos enquanto política pública. A cultura como parte essencial da formação das nossas crianças. É emocionante ver o brilho nos olhos dos alunos ao descobrirem um novo espaço, perceberem que ele também pertence a eles. É sobre formar leitores, artistas, cidadãos que valorizam seu território e bens culturais da cidade”, concluiu.

Descobertas

O Projeto de Ampliação Cultural está estruturado em etapas.

As atividades começam nas escolas, com momentos de preparação, seguem com as visitas orientadas e se encerram com oficinas e uma exposição final.

Nessa exposição, os estudantes compartilham suas descobertas com a comunidade.

Os locais visitados também incluem a Fábrica de Cultura, a Pinacoteca, a Biblioteca Monteiro Lobato, o Parque Estoril e até as Aldeias Guarani, entre outros.

Neste ano, o projeto também homenageia os 100 anos da Represa Billings, trazendo, em conclusão, reflexões sobre identidade cultural, meio ambiente e sustentabilidade.

You may also read!

Verdadeiras obras de arte da vitivinicultura na Bienal de SP: começa o Vinhos de Portugal 2025

Joaquim Alessi São, em primeiro lugar, 79 produtores no maior evento de vinhos portugueses fora de Portugal; e até domingo

Read More...

São Paulo, capital da gastronomia, a praia do paulistano e de todo mundo

Festival Taste São Paulo 2025 celebra a diversidade gastronômica brasileira em uma festa de sabores e experiências únicas A Capital

Read More...

Papanicolau é substituído no SUS por teste que consegue detectar o HPV com até 10 anos de antecedência ao desenvolvimento de lesões

O teste de biologia molecular DNA-HPV passa a ser utilizado, portanto, como exame de rastreio e garante resultados antecipados

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu