‘A Caracterização no Teatro Japonês: Nô e Kabuki’ e ‘Animação Stop Motion – Origami’ são as oficinas realizadas virtualmente
Neste mês o Projeto Oficina, parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo com o Museu da Imagem e do Som, através dos Pontos MIS ,terá, em primeiro lugar, duas atividades.
A primeira, ‘A Caracterização no Teatro Japonês: Nô e Kabuki’, nos dias 6, 8 e 10, às 19h; e a outra, ‘Animação Stop Motion – Origami’, nos dias 13, 15 e 17, às 16h.
Ambas serão realizadas, certamente, ao vivo pela plataforma Zoom. Inscrições gratuitas via Sympla.
A oficina ‘A Caracterização no Teatro Japonês: Nô e Kabuki’ terá, além disso, como responsável a professora Maria Cecília Amaral.
Cultura japonesa
A atividade apresentará uma contextualização sobre a caracterização cênica no Teatro Nô e Kabuki, importantes manifestações artísticas e teatrais da cultura japonesa.
A partir de um panorama histórico, serão apresentadas, depois disso, as principais características que compõem esta caracterização, como o figurino, a maquiagem, as máscaras e demais adereços do ator em cena.
Os encontros virtuais serão, da mesma forma, realizados nos dias nos dias 6, 8 e 10, das 19h às 21h.
Nestes dias os participantes deverão, portanto, ter à mão papel (craft, sulfite ou jornal), material para colorir, tesoura e cola branca. Classificação: 15 anos.
Maria Cecília Amaral é, acima de tudo, figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora.
Investiga atualmente, além disso, processos de criação no traje de cena contemporâneo.
Link de inscrição:
Técnica de animação
Animação Stop Motion – Origami – Já a oficina ‘Animação Stop Motion – Origami’, terá como professora Marta Russo.
O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto, onde o objeto é movido em diferentes posições, possibilitando a ideia de movimento.
E Origami é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar e do substantivo papel. Literalmente significa ‘dobrar papel’.
A proposta da oficina é, portanto, produzir filmes de stop motion com papel.
Mas, para tanto, os participantes confeccionarão Origamis para a criação de personagens e cenários.
Depois, com uso do celular e aplicativos gratuitos de animação, será possível, portanto, realizar filme de stop motion.
A oficina será nos dias 13, 15 e 17, das 16h às 18h. Classificação: 10 anos.
Marta Russo é, acima de tudo, formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie.
Além disso, é pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
Link para inscrição:
A Escola Livre de Cinema e Vídeo é, acima de tudo, um projeto da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura. O espaço oferece um curso livre e gratuito na área de audiovisual. Trabalha, da mesma forma, com recursos digitais e com produção de baixo orçamento e busca a vivência prática e artística desta linguagem.
Serviço
Projeto Oficina de setembro – Parceria Escola Livre de Cinema e Vídeo e Museu da Imagem e do Som (MIS) através dos Pontos MIS
Oficina ‘A Caracterização no Teatro Japonês: Nô e Kabuki’, com a professora Maria Cecília Amaral. Dias 6, 8 e 10, das 19h às 21h.
Classificação: 15 anos. Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/mini-curso-a-caracterizacao-no-teatro-japones-no-e-kabuki-com-maria-cecilia-amaral__1321627?token=74698cf872697d4d8e2f769c6a9e6c44
Oficina ‘Animação Stop Motion – Origami’, com a professora Marta Russo. Dias 13, 15 e 17, das 16h às 18h. Classificação: 10 anos. Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/mini-curso–animacao-stop-motion-com-origami-com-marta-russo__1321644?token=1a288dbd2d24769a20708f7f5ef0407c
Mais informações, em conclusão: cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br