Projeto Guardiã Maria da Penha de São Bernardo prende homem por ameaça à ex-mulher

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/PMSBC

Patrulha especializada da GCM deteve agressor em flagrante após descumprimento de medida protetiva

O Projeto Guardiã Maria da Penha, ronda especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo voltada para o enfrentamento à violência contra a mulher, prendeu um homem em flagrante por descumprir medida protetiva e ameaça à ex-mulher.

O caso ocorreu, em primeiro lugar, nesta quarta-feira (22.03), no Centro.

O agressor foi até o trabalho da vítima, onde começou, por exemplo, a forçar a entrada e a gritar, insistindo para falar com a ex-companheira.

Mesmo após a mulher advertir que ele não poderia se aproximar em razão de medida protetiva, o homem ignorou e desdenhou da proteção jurídica.

Com medo de o ex-marido cometer algo contra sua integridade física, ela acionou, portanto, o Projeto Guardiã Maria da Penha da GCM de São Bernardo.

Imediatamente uma equipe foi até o local, socorreu a vítima e levou o autor à delegacia.

À Polícia Civil, a mulher contou que o ex-marido vinha tentando intimidá-la, colocando anotações por baixo da porta de seu estabelecimento como forma de avisar que esteve no local. Já o agressor decidiu permanecer calado.

Em razão da existência da medida protetiva, o homem teve a prisão em flagrante decretada, sem direito à pagamento de fiança, por crime de descumprimento da decisão, como prevê a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

A pena nesses casos é de prisão de três meses a dois anos. “A Guardiã Maria da Penha é uma política extremamente importante na proteção à mulher.

Atualmente, o programa atende, acima de tudo, 72 assistidas.

Essas mulheres são vítimas de diversas formas de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial e moral”, explicou a GCM Supervisora Rosângela Correia, que coordena o projeto.

Guardiã Maria da Penha

Instituído em agosto de 2021, através da Lei nº 6.992/2021, o Projeto Guardiã Maria da Penha foi implementado em agosto do ano passado no município.

Nesses sete meses de atuação, o projeto já registrou, por exemplo, seis prisões de agressores em flagrante, o que representa praticamente uma detenção por mês.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha é executada em parceria com o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e visa garantir a fiscalização de medidas protetivas, mediante rondas frequentes às vítimas de violência de gênero.

O projeto também mira a participação efetiva das mulheres em situação de violência, que podem ser inseridos em uma rede de atendimento permanente.

Denúncia

Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar podem e devem, acima de tudo, acionar o Projeto Guardiã Maria da Penha.

O acionamento dá-se, em conclusão, pelo telefone da GCM (153) ou pelo telefone 2630-6856 e e-email gcm.guardiamariadapenha@saobernardo.sp.gov.br.

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu