Projeto “Fazendo a Diferença” encerra 2021 com balanço positivo

In Canto do Joca On
- Updated

Iniciativa levou aprendizados e práticas sustentáveis a comunidades de São Paulo e do Paraná

Em 2021, foi realizada a 2ª edição do projeto “Fazendo a Diferença”, promovido pela Fundação Energia e Saneamento com patrocínio da CTG Brasil. Neste ano, a ação educativa de mobilização e transformação ambiental esteve presente na capital paulista, em Mirante de Paranapanema, no interior de São Paulo, e em Itaguajé, no Paraná. Através de oficinas virtuais e presenciais, as comunidades tiveram acesso a aprendizados e colocaram em prática questões como uso e reuso de recursos, tratamento de resíduos e consumo consciente.

Para esse período de trabalho, o balanço foi positivo em relação a inscrições, engajamento e aplicação dos conteúdos. Ao todo, houve 112 participações nas oficinas teóricas e 152 participações nas oficinas práticas, considerando que o mesmo beneficiado poderia participar de mais de uma dessas atividades. Cada um dos três municípios tinha, inicialmente, 25 vagas por oficina.

Ao final das oficinas, foi aplicada uma pesquisa de feedback, que também revelou os resultados positivos. “Dos participantes que responderam às nossas perguntas, 84,2%  escolheram a alternativa ‘com o projeto eu aprendi mais sobre meio ambiente, estou pronto para intervir positivamente no meio em que vivo e transmitir esse aprendizado para outras pessoas’”, comemora Rafael Ferreira, coordenador da iniciativa. “A comunidade se beneficia por ter maior conhecimento sobre meio ambiente, mais condições para melhorar o meio em que vive e capacidade para multiplicar esse aprendizado teórico e prático que foi adquirido”.

O engajamento da população torna-se ainda maior quando há consciência de que cuidados com o meio ambiente podem até mesmo tornar as terras mais valiosas e produtivas. “O tratamento de águas cinzas, abordado nas oficinas, também gera valorização da propriedade”, destaca Rafael.

Outro aspecto importante do projeto neste ano é que também envolveu crianças e adultos atendidos pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) no interior de São Paulo, associando o trato com a natureza a experiências pedagógicas. “Destaco o interesse dos alunos nas duas oficinas que foram oferecidas a eles, de espiral de ervas e minhocário. Quiseram levar o minhocário para casa, e se envolveram com conceitos como equilíbrio, lateralidade e ritmo”.

Cláudia Teruko, coordenadora da Pastoral Litúrgica e do Projeto Guri em Mirante de Paranapanema, afirma que o projeto “Fazendo a Diferença” gerou transformações na comunidade e em seu dia a dia. “A secretaria de meio ambiente garantiu que houvesse continuidade dos trabalhos aprendidos nas oficinas, o que é muito importante. Eu mesma trato o minhocário que ganhei com muito zelo, não vejo a hora de colher o humus para utilizar nas minhas plantas”, relata.

Para além da área urbana, o projeto atinge diversos trabalhadores rurais. “Nós temos 32 assentamentos no município, e o aprendizado vai ser muito válido para as pessoas envolvidas. Para uma delas, por exemplo, houve a criação de um jardim filtrante. Ela ficou maravilhada e resolveu repassar todos os conhecimentos adquiridos na Associação dos Assentados”, conta Cláudia.

A cada edição do projeto “Fazendo a Diferença”, são escolhidos diferentes municípios para que a sustentabilidade seja disseminada através do aprendizado e de oficinas práticas. A 1ª experiência foi realizada em 2020, com encontros virtuais e beneficiados nas cidades de Chavantes (SP), Ribeirão Claro (PR) e Carlópolis (PR).

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu