Projeto de Extensão da Medicina ABC orienta pacientes sobre parasitoses brasileiras

In Saúde On

Material é composto por dez cartilhas informativas que estão disponíveis nas recepções de todos os ambulatórios da FMABC desde julho

Os cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), junto à disciplina de Parasitologia, desenvolveram material específico para orientação de pacientes e usuários do campus universitário sobre as principais parasitoses brasileiras, como vermes, leishmaniose, esquistossomose e doença de Chagas. O objetivo é promover a interação entre a instituição de ensino e a população com utilização de conteúdo de linguagem fácil e acessível sobre questões complexas e atuais relativas às parasitoses, muitas vezes presentes no contexto social de muitos brasileiros. O material é composto por dez cartilhas informativas que estão disponíveis nas recepções de todos os ambulatórios da FMABC desde julho.

“O resultado do projeto foi excelente e ressalta ainda mais o compromisso social do Centro Universitário FMABC, preocupado em sempre estimular a interação com a população a partir de iniciativas ligadas à promoção e orientação à saúde. Também fomentamos a construção de alunos capazes de atuar como cidadãos críticos, responsáveis e que vivenciem os seus conhecimentos. A abordagem interprofissional entre os cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição agregou muito ao projeto, tendo em vista que são diferentes futuros profissionais da saúde trabalhando em conjunto e sob diferentes abordagens”, explica a professora titular da Disciplina de Parasitologia da FMABC, Dra. Flávia de Sousa Gehrke.

Os materiais elaborados foram segmentados em dez temas, cada um com uma cartilha específica. São eles: 1. Vermes, 2. Teníase e cisticercose, 3. Esquistossomose, 4. Giardíase, 5. Amebíase, 6. Toxoplasmose e Gestante, 7. Leishmaniose, 8. Chagas, 9. Tricomoníase e 10. Coccídeos.

PREVENÇÃO

Lavar bem as mãos, higienizar os alimentos antes de consumir, consumir água tratada e tomar banho diariamente são algumas das medidas que devem ser adotadas como hábitos para prevenir as parasitoses. Tais infecções, associadas a múltiplos fatores socioeconômicos e ambientais, são causadas por parasitas intestinais. Atingem principalmente crianças e adolescentes, vítimas de quadros de desnutrição e déficit de desenvolvimento cognitivo. As parasitoses geralmente são relacionadas à falta ou má qualidade de saneamento básico, de higiene pessoal e domiciliar.

You may also read!

Campanha da Fraternidade reforça importância do Minha Casa, Minha Vida, destaca Alckmin

Presidente em exercício participou da missa de lançamento da campanha, em Aparecida (SP), neste domingo (22.02), e ressaltou, acima

Read More...

Prefeitura de Santo André dispersa evento e recolhe motos e carros em operação contra barulho

Sétima Operação Sono Tranquilo do ano emitiu, acima de tudo, 17 autuações para bares e adegas por poluição sonora Na

Read More...

Romu persegue, recupera moto furtada e apreende adolescente em São Bernardo

Veículo foi localizado, em suma, a cerca de 300 metros do ponto inicial da abordagem; chave micha com miolo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu