Atividades ocorrem em parceria com Tangará – Ecoturismo e Educação Socioambiental, Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, Fundação Florestal e Reserva da Biosfera do Alto da Serra de Paranapiacaba
Celebrar para proteger e sensibilizar.
Este é, em primeiro lugar, o propósito do Dia das Áreas Protegidas da América Latina e Caribe, comemorado oficialmente neste 17 de outubro.
O monitor ambiental Israel Mário Lopes (Tangará Ecoturismo), junto da equipe do Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba (Gerência de Unidades de Conservação), sob gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, e da Fundação Florestal, por meio da Reserva da Biosfera do Alto da Serra de Paranapiacaba (Rebio), prepara, portanto, programação especial para celebrar a data
As atividades são gratuitas, com vagas para os moradores da Vila de Paranapiacaba e a comunidade externa interessada.
Bate-papo e limpeza
Na quarta-feira (22.10), às 8h30, o Centro de Visitantes do Parque Nascentes de Paranapiacaba recebe, por exemplo, um bate-papo sobre áreas protegidas.
Na sequência, o grupo promoverá, além disso, uma ação de limpeza na Estrada do Taquaruçu.
Isso, além de caminhada na Trilha da Água Fria, com dispersão de sementes de palmeira-juçara, espécie nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
A atividade tem previsão de término, em suma, às 12h20.
Já no dia 30, das 8h às 12h, os interessados começarão o dia com uma caminhada na Reserva Biológica.
Está programada limpeza do trajeto entre a parte alta da Vila de Paranapiacaba e a entrada da reserva.
Haverá ainda a caminhada pelas picadas Mathias Wacket e von Martius e visita à Casa do Naturalista, com ação de conservação do imóvel e plantio de juçara.
Neste dia, o ponto de encontro é às 8h, em frente ao cemitério da Parte Alta.
O Dia das Áreas Protegidas da América Latina e Caribe é uma data criada para fortalecer a conservação da biodiversidade.
Da mesma forna, promover a integração entre comunidades, organizações, empresas e governos.
As atividades comemorativas ocorrem em diversos países latinoamericanos e do Caribe.
No Brasil, integram a agenda o Monumento Natural Serra das Torres (Espírito Santo); o Monumento Natural Serra do Elefante e o Parque Estadual da Serra do Intendente (Minas Gerais); Parque Estadual dos Pirineus (Goiás); a Reserva Indígena Marataro Kaete (Pernambuco); e o coletivo Mulheres que Costuram Histórias e Tecem Resistência (Amazonas).
Mas, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas de forma antecipada pelo e-mail parquenascentes@santoandre.sp.gov.br
