Programa Saúde na Escola de Diadema beneficia mais de 17 mil crianças no 1º semestre

In ABCD, Educação, Saúde On

Secretaria Municipal da Saúde realizou 118 ações de promoção e prevenção à saúde nos ambientes escolares que recebem o programa

Entre fevereiro e junho de 2022, com o recuo da pandemia da Covid-19 e a retomada das atividades presenciais do Programa Saúde na Escola (PSE), a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 118 ações de promoção e prevenção à saúde nas escolas do município, beneficiando 17.022 crianças.

Neste período, destaque para a Campanha de Imunização, além das ações de prevenção de Saúde Bucal, Avaliação Antropométrica e Orientação em Saúde.

“O Programa Saúde na Escola tem um papel importante no desenvolvimento saudável dessas crianças na medida que amplia o acesso aos serviços de saúde e reforça o vínculo delas com suas Unidades Básicas de Saúde de referências. Precisamos cada vez mais fortalecer essa parceria para garantir mais saúde e qualidade de vida para as nossas crianças”, explicou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

O principal objetivo do PSE é desenvolver ações integradas entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação visando o cuidado e a educação integral junto ao público escolar, tais como: verificação da situação vacinal, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde como a dengue e outras arboviroses, prevenção da obesidade e incentivo à alimentação saudável e a prática de atividade física, avaliação de saúde bucal, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, promoção de segurança alimentar e nutricional, bem como sensibilização em relação à cultura de paz e cidadania.

Para que o trabalho aconteça com efetividade é necessário que as equipes que atuam na Atenção Básica façam articulação com os equipamentos de educação. A UBS Vila Nogueira, na zona leste do município, por exemplo, conta com sete espaços da educação na sua área de abrangência (são duas escolas estaduais, quatro escolas municipais e duas creches conveniadas). Neuza Ricardo Paixão Leite, técnica de saúde da bucal da UBS, explica que no início de cada ano letivo é solicitada a cada escola a listagem de todas as crianças matriculadas com nome, data de nascimento e Cartão do SUS, para sejam desenvolvidas as atividades de prevenção à saúde da criança.

“Na área da saúde bucal fazemos a triagem de todas as crianças, classificando-as de forma que possamos identificar as necessidades de tratamento para cada uma delas. As crianças com maior necessidade são encaminhadas para a UBS, para tratamento, conforme a área em que a criança resida”, explica.

A UBS também realiza orientação de saúde bucal na qual são fornecidas escova dental para cada uma delas e feita a escovação, usando modelos para que elas possam visualizar e aprender, de maneira lúdica, os movimentos corretos de escovação para que evitem cáries.

Outra atividade que a UBS promove é a apresentação de vídeos educativos que abordam hábitos alimentares e noções de higiene, criando estímulo para que cada criança possa participar de forma dinâmica, expressando o conhecimento adquirido. “O mais gratificante no PSE é ver as crianças entusiasmadas com cada palavra que pronunciamos para orientá-las, se fazendo participativas do momento. Nesses meus 27 anos na Saúde Bucal de Diadema, acompanhei crianças que se tornaram adultas e hoje levam seus filhos na UBS para tratamento dentário e percebo o quão eles confiam no nosso trabalho”, ressalta a profissional.

Cecília Marques de Carvalho é mãe da pequena Olga Elisa Marques de Oliveira, que completa 3 anos no próximo dia 7 de agosto. Atendida pela creche Mário Quintana desde 2021, a pequena foi uma das crianças já contempladas pelo PSE. A mãe elogia as atividades ofertadas. “Acho super importante, muitas vezes tem mães que não conseguem acompanhar na UBS e o programa ajuda muito. Seria muito interessante esse programa ir pra todas as escolas. Minha filha ficou toda contente com a visita do pessoal da saúde bucal, quando cheguei para pegá-la na creche ela já veio toda feliz contando e mostrando os dentinhos”, contou Cecília, que ainda faz questão de agradecer os profissionais envolvidos. “Quero agradecer pela dedicação dos profissionais da saúde e da educação pelo desempenho, pois sei a importância disso tudo. Fui agente comunitária de saúde e participava desses projetos”, afirmou.

“É muito importante essa parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação. O desenvolvimento do estudante passa muito também pelas ações de saúde que são feitas nas nossas escolas”, disse Ana Lúcia Sanches, secretária de Educação de Diadema.

Pandemia da covid-19
Entre 2020 e 2021, as ações presenciais do programa ficaram suspensas devido à pandemia da Covid-19. Em 2021, foram preparados e disponibilizados conteúdos educativos em formato digital, principalmente com foco em saúde bucal.

Com a ampliação da vacinação e maior controle da pandemia, no terceiro quadrimestre de 2021 foi possível retomar as atividades educativas nas escolas. “No início da pandemia, houve uma preocupação em relação a todos os cuidados necessários para a segurança dessas crianças. Portanto, só foram feitas as triagens, orientações de higiene e distribuição de escovas, acrescentando a orientação da lavagem correta das mãos, pois no momento, não podíamos expor as crianças usando o lavatório coletivo para escovação. Mesmo em meio à pandemia, as diretoras e professoras das escolas colaboraram muito com o nosso trabalho, organizando de forma segura, para que pudéssemos fazer essas inspeções”, disse Neusa.

Programa
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial, no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde, que foi instituído pelo Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, com finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de prevenção, promoção e atenção à saúde.

As ações do PSE são baseadas nos princípios e diretrizes do SUS e do PSE: Integralidade, Territorialidade, Intersetorialidade, Interdisciplinaridade, Equidade e Universalidade.

Atualmente Diadema conta com 149 escolas pactuadas. Para o segundo semestre, a Coordenação da Atenção Básica prevê reuniões com as diretoras das escolas municipais para pactuação das atividades que serão realizadas em 2023/2024.

You may also read!

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

“Reajuste de 45% para Polícia Civil anunciado por Tarcísio é fake news”, denuncia Sindicato dos Delegados

Entidade desafia policiais a provarem, no holerite, aumento divulgado pelo Estado; percentual inflado se apropria, além disso, de reajuste

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu