Profissionais de Saúde de São Caetano são capacitados a identificar pacientes psiquiátricos

In Saúde On
- Updated
Fotos: Letícia Teixeira/PMSCS

Durante todo mês de agosto, cerca de 150 pessoas da equipe de enfermagem da Atenção Básica de São Caetano do Sul, separadas em pequenas turmas e respeitando as regras sanitárias da pandemia, participaram de capacitação para avaliação de risco e identificação de pacientes psiquiátricos.

As palestras, em primeiro lugar, foram ministradas pela coordenadora da Saúde Mental do município, Flavia Ismael.

“Sabemos que 20% da população sofre de depressão e outros 20% com ansiedade. Muitas vezes durante atendimento de rotina essas pessoas emitem sinais e a equipe precisa estar preparada para avaliar o risco e poder encaminhar de forma adequada esses pacientes ao CAPS ou até mesmo para a emergência psiquiatrica”, explicou, em resumo, Flavia. 

As palestras abordaram, acima de tudo, emergência psiquiátrica, suicidio, transtornos de personalidade, abordagem dos pacientes e a forma de lidar com estigmas e preconceitos contra o paciente psiquiátrico.

“Diariamente, os profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde e na assistência hospitalar, especialmente em serviços de emergência, se deparam com pacientes agitados ou com alterações de comportamento. A agitação psicomotora pode acompanhar quadros tanto psiquiátricos, como de causa clínica. A equipe de Saúde deve estar preparada para analisar e direcionar da melhor forma possível todos os casos”, afirmou, da mesma forma, Flávia.

Durante os encontros, a psiquiatra aproveita para abordar questões sobre pensamentos suicidas e o trabalho que é realizado pelo CAPS. “São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, com cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias”, explicou.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

O 10 de setembro é, portanto, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Em São Caetano, a campanha é conduzida pela Coordenação de Saúde Mental e Secretaria de Saúde, com o apoio dos serviços relacionados (CAPS II, CAPS AD e USCA), além da Atenção Básica. 

As ações se darão por meio da divulgação de materiais da campanha nas redes sociais da Prefeitura; iluminação amarela em prédios e praças públicas; e o lançamento da parceria entre a Coordenação de Saúde Mental com o curso de Psicologia da USCS para atendimento psicológico dos profissionais de Saúde do Complexo Hospitalar de Clínicas.​

​Além disso, em todas as sextas de setembro haverá psicoeducação com os funcionários do Complexo Hospitalar e do Hospital de Emergências Albert Sabin sobre a temática do suicídio.

No CAPS II, na última semana de setembro, roda de conversa sobre vida e morte; atividades de dança circular entre outras oferecidas nas oficinas dos CAPS II e AD; e capacitação das equipes da Atenção Básica nos horários de matriciamento.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu