Atendimento nos bairros amplia o acesso da população ao serviço e é, acima de tudo, um facilitador na proteção dos direitos do consumidor
Mais de 80 pessoas procuraram a Unidade do Procon Móvel em Diadema, em frente ao Centro Cultural Eldorado, nesta sexta-feira (21.07) para buscar, portanto, informações sobre o serviço, tirar duvidas e registrar reclamações.
Dessas, por exemplo, 22 oficializaram a reclamação por meio da CIP (Carta de Informação Preliminar), documento inicial para que o caso seja solucionado.
Vasti Barbosa Farias, moradora do bairro, procurou o Procon pela primeira vez e, em primeiro lugar, ficou mais tranquila.
Mas, após o parcelamento de uma dívida com a financeira, o nome do marido não foi retirado da restrição de crédito.
Pela lei, a empresa deve regularizar o nome em até cinco dias após o acordo.
“Soube do atendimento móvel do Procon por uma amiga. Essa é oportunidade de resolver. Trouxe todos os documentos e já estou encaminhada. Agora é só esperar para saber sobre o andamento do processo”, relatou, em resumo.
Na avaliação da coordenadora do serviço municipal, Eliete Menezes, a quinta edição do Procon Móvel superou as expectativas.
“A procura foi muito grande, tanto para conhecer o serviço como para fazer as reclamações. A intenção é voltar aqui na região Sul daqui a alguns meses. Além disso, o Procon também está à disposição da população na sede do serviço, que fica na região central de Diadema”, explicou, da mesma forma.
Atendimento presencial
A atividade contou, além disso, com equipes do Procon Diadema e da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado de São Paulo.
“É importante os consumidores conseguirem falar com atendente pessoalmente, não só através do digital, para registrar a demanda. Muitos têm dificuldade de lidar com o sistema online ou não tem acesso à internet. Aqui, proporcionamos um registro da demanda na hora e o Procon municipal fica com a reclamação no sistema, para dar andamento”, explica a especialista em Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP, Andrea da Cunha Marttos.
Para Maria da Soledade Caldas da Silva, conhecida também como Dóris, o atendimento itinerante é um facilitador. “Estou aqui para tirar algumas dúvidas, mas já precisei do Procon e recebi o passo a passo. Quando a gente chega num lugar e tem orientação é muito bom. Sem contar que não precisa gastar dinheiro com passagem (até o centro de Diadema, onde funciona o serviço)”, afirmou.
Para ser atendido no Procon Móvel ou na sede localizada na região central, é preciso ser morador de Diadema ou funcionário da Prefeitura do município. A reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A orientação é levar original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e também aqueles relacionados à reclamação que deseja fazer, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa.
Direito do Consumidor
Os Direitos Básicos do Consumidor também foram tema de palestra do procurador municipal Guilherme Novaes para mais de 100 servidores, entre bolsistas da Frente de Trabalho e outros profissionais, na terça-feira (18.07).
“É muito importante as pessoas saberem os seus direitos, o que podem reclamar, para quem e como. Algumas vezes, as pessoas não têm os direitos exercidos por falta de conhecimento. A palestra vem nesse sentido, de facilitar o acesso a esse tipo de informação e materializar como buscar esse conhecimento”, ressalta o procurador.
A moradora do bairro Serraria, Gislene da Silva Cardoso, já trabalhou em comércio sabe a importância de conhecer o Código de Defesa do Consumidor. “Foi ótima a palestra. As pessoas precisam de informação. Quanto mais informação a população tiver, mais ela garante seu direito”, afirmou.
A próxima palestra sobre “Direitos Básicos do Consumidor” será em 24 de julho, às 14h, na Fundação Florestan Fernandes.
Aniversário
As duas ações fazem parte, além disso, dos eventos para celebrar os 30 anos do Procon Diadema.
A programação da Secretaria de Assuntos Jurídicos segue, da mesma forma, até 27 de julho, e prevê ainda palestras, seminários, rodas de conversas e outras ações ao longo do mês.
Confira, em conclusão, a programação completa em https://portal.diadema.sp.gov.br/palestra-sobre-orientacao-financeira-inicia-programacao-de-aniversario-do-procon-diadema/.
Serviço:
Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
Email: procon@diadema.sp.gov.br