Preços muito abaixo da média podem ser indícios de fraude
Todos os anos, a Black Friday é realizada na última sexta-feira de novembro, com promessas de descontos e promoções no comércio. A data neste ano ocorre daqui a uma semana, dia 26, mas as lojas também tendem a antecipar as promoções para atrair clientes. O Procon Consórcio ABC orienta os consumidores a aproveitarem data com segurança, de forma consciente e responsável.
Em primeiro lugar, é fundamental começar a pesquisar sobre o produto ou serviço de seu interesse, orientou o coordenador do Procon Consórcio ABC, Victor Paulo Ramuno.
“O consumidor deve ter cuidado com as ofertas, pois nem sempre elas são tão vantajosas quanto se apresentam na publicidade. Para evitar futuros dissabores, é interessante fazer pesquisas de preços antes de adquirir o produto para verificar se aquela promoção é compensadora ou não”, afirmou.
Preços muito abaixo da média merecem desconfiança, pois podem ser indícios de fraude. É importante ainda acompanhar a evolução dos valores para eventual questionamento e ter cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS, ou anunciadas nas redes sociais, especialmente em lojas desconhecidas.
Para compras online, nunca utilize computadores de acesso público. Verifique sempre a segurança da página, clicando num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador.
Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, pois, em caso de problema com a aquisição, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco em caso de pagamento por boleto ou transferência bancária.