Blitz para conscientização de motociclistas foi realizada no Paço, em parceria com a Yamaha;
Aão integra programação de aniversário de 468 anos do município
Principais vítimas de acidentes de trânsito no município, os motociclistas de São Bernardo foram alvo na manhã desta quarta-feira (18.08) de blitz educativa, cujo objetivo foi a conscientização e a orientação deste público sobre maneiras para se evitar acidentes fatais no sistema viário.
A ação coordenada pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas atendeu, em primeiro lugar, cerca de 150 motoboys no estacionamento do Paço Municipal, onde equipes promoveram ainda a checagem gratuita de itens de segurança de motocicletas.
Realizada em parceria com a Yamaha, a iniciativa buscou alertar os motociclistas sobre a importância do uso de instrumentos de segurança, como capacete e de faróis acesos, mesmo durante o dia, entre outros.
Durante a ação, equipes da divisão de Educação no Trânsito de São Bernardo deram ainda dicas para motociclistas se posicionarem de maneira correta no sistema viário, por meio de simulação de uma moto situada no chamado “ponto cego” de outros veículos.
Cidade tem 93 mil motociclistas
De acordo com o prefeito Orlando Morando, a blitz educativa ocorre num momento em que São Bernardo apresenta crescimento significativo do número de motociclistas.
Nos últimos cinco anos, houve alta de 18%, o que fez a cidade atingir a marca de 93 mil motociclistas.
Ao mesmo tempo, dados da ferramenta Infosiga, do Estado, mostram que os motociclistas representam 46% dos óbitos no sistema viário do município em 2021.
“Com o crescimento da circulação de motos nas ruas de São Bernardo, infelizmente, também vimos crescer o número de acidentes. Por isso, essa ação educativa se faz necessária para alertarmos e conscientizarmos nossos motociclistas sobre a importância do uso dos itens de segurança e da checagem de suas motos”, afirmou, em suma, o chefe do Executivo. “Nosso intuito é que essa blitz educativa nos ajude a fazer o trânsito um lugar mais seguro para todos”.
Checagem
Na ação, agentes de trânsito estiveram, acima de tudo, a postos para abordar e conversar com os motociclistas.
Com apoio de equipes técnicas da concessionária Yamaha de São Bernardo, aferiram, além disso, as condições de uso de cada um dos veículos abordados.
O motoboy Douglas Silva Rocha, 36 anos, foi um que fez questão de passar nesta manhã na blitz promovida pela Prefeitura. Ele que durante a pandemia começou a trabalhar como entregador de aplicativos destacou a importância da conscientização de motoristas. “Muitos como eu começaram a trabalhar de moto durante a pandemia. Isso mudou muito o trânsito da cidade, o que exige maior atenção e cuidado com os motoboys. Achei ótima essa ação voltada para nós”.
Além da blitz, agentes da divisão de educação no trânsito realizaram no entorno do Paço, em conclusão, abertura de faixas educativas para alertar motociclistas.