Próximas reuniões para ouvir as propostas da população na área da saúde serão promovidas nas regiões norte, centro e leste
A primeira etapa do Programa Saúde no Território, em Diadema, entra no último mês de encontros com a população para que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) possa prestar contas sobre as ações e receber sugestões dos munícipes para melhorar a área.
Até 31 de agosto, serão mais seis reuniões com moradores referenciados das Unidades Básicas de Saúde (UBS) São José, Maria Tereza, Centro, Ruyce, Nações e ABC.
Os grupos ocorrem às terças-feiras ou quintas-feiras, sempre às 18h, em locais próximos à UBS da região.
Confira abaixo o calendário até o final do mês.
“Os encontros do Saúde no Território têm sido positivos e estamos satisfeitos com essa estratégia. Nas falas da população temos ouvido elogios pelo trabalho feito até aqui e também colhido sugestões de melhorias para a rede municipal”, afirmou, em resumo, o secretário de Saúde, José Antônio da Silva.
“Assim que terminarmos esse primeiro ciclo, que contempla as 20 UBSs, vamos voltar em todas as unidades, em um segundo ciclo de conversas, dando sequência a esse espaço de escuta e de participação popular”, completou, da mesma forma.
Desde abril deste ano, 14 reuniões foram realizadas nos bairros Serraria, Canhema, Eldorado, Inamar, Promissão, Conceição, Paineiras, Piraporinha, Casa Grande, Nogueira, Real, Reid, Nova Conquista e Vila Paulina.
A Prefeitura ouviu mais de 500 participantes sobre demandas, dúvidas e sugestões para melhorar o atendimento na cidade.
Uma das sugestões foi abordar o tema absenteísmo com a população, explicando que quando a pessoa falta e não avisa, o médico ou profissional fica com a agenda fechada.
Ao avisar com antecedência, é possível encaixar outro paciente no mesmo horário, fazendo melhor uso do recurso público.
Também houve proposta para ampliar a lista da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), que informa os medicamentos e insumos disponibilizados na rede municipal, bem como a oferta de outras categorias profissionais nas UBSs.
Entre os pontos positivos elencados pela população estão as melhorias proporcionadas pelo Programa UBS Nota 10, principalmente a reposição e manutenção das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), a descentralização da dispensação de medicamentos do Quarteirão da Saúde para todas as 20 UBSs, o atendimento de oftalmologia do Quarteirão da Saúde, além de reformas em andamento, como a do Hospital Municipal de Diadema (HMD) e outros.
“É um momento especial de encontro entre trabalhadores, usuários e gestores que se propõem a discutir o SUS de Diadema, a partir das Unidades Básicas. É o momento de escuta da comunidade, e, a partir daí, repensar nossos processos de trabalho que melhor possam acolher os munícipes”, ressalta a coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta.
Após o encerramento do primeiro ciclo de reuniões, a proposta é retornar periodicamente aos bairros em novas rodadas.
Serviço:
Acompanhe o calendário do Saúde no Território
Agosto
08/08. São José
Espaço da 3ª Idade. Rua Iguape, 140 – Vila São José (ao lado da UBS)
15/08. Maria Tereza.
Salão da Comunidade Santana. Rua Sorveira, 134 – Campanário.
22/08. Centro
Espaço Pagu. Rua São Francisco de Assis, 224 – Centro.
24/08. Ruyce
Associação Pro Moradia Liberdade. Rua Edmundo da Silva, 66 – Jardim das Praias.
29/08. Nações
Centro Cultural Taboão. Avenida Dom João VI, 1393 – Taboão.
31/08. ABC
Igreja Nossa Senhora de Aparecida. Travessa do Padre, 30