Esta será a quinta sala do projeto da Prefeitura de Diadema criado para levar Educação para mais perto da população
Um dos versos mais célebres de Milton Nascimento tem servido também de inspiração para as decisões tomadas pela Secretaria de Educação de Diadema. Se para o músico, o artista deve ir onde o povo está, para a pasta, a escola deve ir onde o aluno está.
E é a partir desta premissa que surgiu o bem sucedido projeto EJA na Comunidade, que nesta quarta (29), a partir das 19h, terá o lançamento oficial de sua quinta sala, dentro do Núcleo Habitacional 18 de Agosto.
“A gente tem levado o EJA até a comunidade nessa perspectiva de atingir aquele que necessita da escola numa visão e numa proposta de ampliar o nível da qualidade de vida dessas pessoas”, explica o coordenador do EJA, Absolon de Oliveira.
A nova sala já está em funcionamento e conta com cerca de 30 alunos adultos que buscam concluir o Ensino Fundamental pelos mais variados motivos. O principal deles é ter novas oportunidades no mercado de trabalho.
Para a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, o projeto EJA na Comunidade pretende atender a necessidade da comunidade ao acesso à educação, por meio da oferta de escolarização que ajude a ampliar os índices de escolaridade em Diadema.
“Estamos buscando o envolvimento de segmentos importantes da cidade(associações, sindicatos, Ongs, igrejas) em um movimento que proporcione o aumento da escolarização no Ensino Fundamental, pautada nos princípios da inclusão, da democratização do acesso, da qualidade e da permanência no universo escolar”.
Além da sala do 18 de agosto, o EJA na Comunidade também está presente no Sítio Joaninha, no Núcleo Nova Conquista, no CMI e no Centro Pop.