Prefeitura e Sesi discutem implantação de FabLab em Diadema

In ABCD On
Foto: PMD

Prefeito e secretárias conhecem conceito de laboratório de inovação e debatem parceria para instalação do projeto

O prefeito de Diadema José de Filippi Júnior, a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, e a secretária de Esportes, Luciana Avelino, reuniram-se na manhã desta sexta (6) com representantes do Sesi-SP e Senai-SP para discutir a implantação de um FabLab de acesso público em Diadema.

A ideia é da Diretoria de Educação Popular da Secretaria Municipal de Educação, a mesma que cuida dos trabalhos do Adolescente Aprendiz e do CEFEI – Centro de Formação e Educação Integral, que cederá espaço para o laboratório de inovação.

“O jovem precisa de habilidades para esse mundo novo que vivemos”, explicou a secretária Ana Lúcia Sanches. “Precisamos formá-lo para o agora, mas já pensando no futuro, no que ele vai precisar amanhã. O FabLab é parte essencial disso e o Sesi é autoridade em FabLab.”

O FAbLab é um laboratório de aprendizado e inovação criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e parte de uma rede global de compartilhamento de conhecimento conectada a estudantes, educadores, técnicos, pesquisadores, criadores e inovadores. Oferece equipamentos de ponta, como impressora 3D e oficina de robótica, além de cursos e formação profissional. Só na rede do Sesi-SP são 33 FabLabs.

“O FabLab é a educação aplicada. É um ambiente diferenciado para estimular o aluno a aprender fazendo e temos todo o interesse em apoiar o setor público neste e em outros projetos. Queremos fazer algo grande, se a prefeitura estiver disposta”, propôs Wilson Risolia Rodrigues, diretor corporativo e de estratégias educacionais do Sesi-SP e Senai-SP.

“Estamos muito dispostos, podem vir com tudo”, afirmou o prefeito Filippi. “Em 2001, quando eu estava em meu segundo mandato, Diadema era campeã de homicídios por habitantes. Criei a Secretaria de Defesa Social, investimos na guarda municipal, fizemos ações junto com as polícias civil e militar – mas só isso não era o bastante. Os jovens que estavam sendo recrutados pelo tráfico precisavam ter uma outra opção de vida. Foi quando criei o Adolescente Aprendiz, pra levar o jovem de volta à escola e dar visibilidade social a esses meninos e meninas, uma formação voltada para o mercado de trabalho, mais cidadã. Hoje a situação melhorou muito, mas ainda precisamos oferecer uma educação integral a essa juventude. O FabLab é a cereja desse bolo.”

No encontro ficou acertado que Sesi-SP, Senai-SP e Secretaria de Educação indicarão representantes para continuar conversando sobre este e futuros projetos em conjunto.

 

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu