Prefeitura de São Caetano e CPB firmam parceria pela Escola Paralímpica de Esporte

In ABCD On
- Updated
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul e o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) celebraram acordo para a Escola Paralímpica de Esporte. O programa tem duas vertentes. A primeira prevê a capacitação de profissionais de Educação Física da rede municipal de ensino para a total inclusão dos alunos com deficiência às atividades esportivas nas escolas. E, a segunda, a abertura de 60 vagas para estudantes da cidade (entre 8 e 17 anos, com deficiência) treinarem no Centro de Treinamento Paralímpico (referência internacional), que fica no km 11.5 da Rodovia dos Imigrantes, na Capital. A parceria foi firmada na manhã desta segunda-feira (14/3), em ato no Palácio da Cerâmica.

“É um programa que amplia a nossa contribuição ao Esporte Paralímpico Brasileiro e à qualidade de vida da pessoa com deficiência. Nossas ações no setor vão se multiplicando. Em breve iniciaremos a construção do Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência. Vamos no limite do que o governo municipal pode fazer, trabalhando a inclusão esportiva, educacional e todos os demais aspectos, garantindo a inclusão integral da pessoa com deficiência à sociedade”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior.

Coordenador técnico do CPB, David Costa lembrou que a Escola Paralímpica do Esporte já é realizada em parceria com 160 entidades governamentais e não governamentais – mais de 40 mil profissionais da Educação já receberam a capacitação. “É uma formação complementar para que os profissionais trabalhem a inclusão na prática. O objetivo é não deixar nenhum aluno de fora da aula de Educação Física. Além disso existe a outra vertente, dos treinamentos. Assim, ajudamos a realizar o sonho da criança em ser esportista, quem sabe até um atleta de alto rendimento”, considerou.

Os 60 alunos que preencherem as vagas terão acesso a esportes paralímpicos no contraturno escolar. As atividades serão realizadas duas vezes por semana, à tarde. O CPB oferecerá o espaço físico, uniformes, profissionais qualificados e lanche. Em contrapartida, a Prefeitura disponibilizará um responsável para acompanhar o transporte, além de divulgar o curso junto aos profissionais de Educação Física e criar meios para que estes realizem o curso, que é presencial e online.

As inscrições deverão ser abertas nas próximas semanas – a data será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura. “É mais um passo importante de São Caetano na inclusão da pessoa com deficiência e na nossa contribuição ao esporte paraolímpico brasileiro”, ressaltou o deputado estadual Thiago Auricchio.

“Este programa nos dá a oportunidade de aprimorarmos mais que a inclusão e a acessibilidade. Estamos falando de despertar as potencialidades das nossas crianças e adolescentes. O esporte extrai o melhor das pessoas”, concluiu a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Andréa Alencar.

You may also read!

LIDE Grande ABC recebe Freddy Rabbat, CEO da TAG Heuer no Brasil, terá sete prefeitos no dia 30 e o governador Eduardo Leite em novembro

Joaquim Alessi Uma superterça marcou, acima de tudo, esse 22 de outubro com novo evento de peso do LIDE Grande

Read More...

Gratuito: 3° SP Food Film Fest une cinema e gastronomia com degustação após as sessões

A partir de 31 de outubro, público poderá iniciar uma imersão no mundo do cinema e da gastronomia. Um prato

Read More...

Marcelo Oliveira realiza caminhada junto com o ministro Marinho

A atividade ocorreu, em primeiro lugar, nesta terça-feira, na Vila São João Nesta terça-feira (22.10), o prefeito de Mauá, Marcelo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu