Encontro marcou, acima de tudo, etapa final de escuta popular e destacou o olhar da gestão para o desenvolvimento equilibrado da região
A Prefeitura de São Bernardo realizou, neste sábado (31.01), em primeiro lugar, audiência pública do Plano Diretor na região do Pós-Balsa.
Consolidando, assim, mais uma etapa do processo de escuta popular para a atualização da legislação que irá orientar o desenvolvimento urbano do município nos próximos anos.
O encontro ocorreu, portanto, na EMEB José Ibiapino Franklin, no bairro Santa Cruz.
Reuniu moradores, líderes locais e equipes técnicas da administração municipal.
A audiência reforçou, além disso, o compromisso da atual gestão com a construção coletiva das políticas públicas.
Sempre tendo o diálogo direto com a população como eixo central do planejamento urbano.
Durante o encontro foram apresentados, por exemplo, os avanços na elaboração do Plano Diretor.
Da mesma forma, foram esclarecidas dúvidas e coletadas contribuições da comunidade sobre o futuro do ordenamento territorial da região.
O debate levou em consideração as características específicas do Pós-Balsa, território que reúne áreas com demanda por urbanização e regiões com forte vocação ambiental e rural, exigindo um planejamento técnico, sensível e equilibrado.
Sobre o modelo participativo adotado, o prefeito, Marcelo Lima, destacou o processo de revisão do Plano Diretor.
Lembrou que ele segue a mesma lógica de participação popular aplicada em outras frentes estratégicas do governo.
Entre eles, o Plano Plurianual (PPA), que também contou com encontros regionais para ouvir diretamente a população.
Construção coletiva
“O nosso governo acredita na construção coletiva das políticas públicas. Assim como fizemos no PPA, estamos ouvindo cada território, cada região da cidade, porque ninguém conhece melhor a realidade local do que quem vive ali todos os dias. O Pós-Balsa é parte fundamental de São Bernardo e precisa de um planejamento feito com responsabilidade, diálogo e respeito às suas características. Estamos construindo um Plano Diretor que olha para o presente, mas principalmente para o futuro, garantindo desenvolvimento com qualidade de vida, preservação ambiental e segurança jurídica para as famílias”, afirmou o prefeito.
Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados ao macrozoneamento, com foco no desenvolvimento urbano harmônico.
A região do Pós-Balsa apresenta características de transição entre áreas urbanas e rurais, o que exige diretrizes específicas dentro do novo Plano Diretor.
A Secretária de Planejamento Urbano, Milena Graciano, reforçou o caráter técnico do processo de revisão do Plano Diretor,
Destacou também a importância do diálogo com a população para garantir um ordenamento territorial equilibrado.
“O trabalho de revisão do Plano Diretor envolve estudos técnicos aprofundados, análise territorial detalhada e diálogo constante com a sociedade. No Pós-Balsa, estamos tratando de um território com características muito específicas, que exige soluções urbanísticas equilibradas, capazes de promover desenvolvimento sem comprometer áreas ambientais”, disse, em conclusão.
