A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (15.03) o resgate de uma serpente coral-falsa (Oxyrhopus guibei), no estacionamento do Grand Plaza Shopping, na região central da cidade.
O animal foi encontrado, em primeiro lugar, durante a noite.
Bombeiros civis do estabelecimento acionaram nesta terça pela manhã o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, para que realizasse o resgate.
A cobra foi, portanto, recolhida e solta no Parque do Pedroso, Unidade de Conservação de Santo André, onde há registros desta espécie.
Foram resgatadas entre 2021 e 2022, além disso, cinco serpentes, quatro delas em área urbana.
“A população acredita que todas as serpentes são venenosas, entretanto isso não é verdade. Há serpentes, como a coral-falsa, que não têm veneno. As serpentes também são importantes ao longo da cadeia alimentar, nesse sentido é importante preservá-las”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Gavião-asa-de-telha
Outro resgate registrado nesta semana foi o de um gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus), encontrado machucado por um munícipe na Vila Scarpelli.
“Nossa equipe foi acionada e se dirigiu ao local. O gavião estava com a asa esquerda machucada e foi encaminhado para o Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, que prestará os cuidados veterinários necessários e depois fará a soltura”, afirma a diretora de Proteção e Bem-Estar Animal, Fabiana Fernandes Pera Moretti.
Essa espécie é uma ave de rapina de médio/grande porte considerada escassa na região do ABC. Chega a medir de 48 a 53 cm de comprimento e tem uma envergadura de até 120 cm.
A Prefeitura realizou só este ano 54 resgates de animais silvestres. No ano passado inteiro foram 382 atendimentos.
O telefone para solicitar o resgate de animais silvestres em Santo André é o 4433-1958, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos finais de semana o munícipe pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.