Procedimento ajuda no tratamento de doenças que causam acúmulo de ferro no organismo
A Prefeitura de Mauá está empenhada em modernizar e melhorar o atendimento à população no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. A mais nova iniciativa neste sentido é a realização da sangria terapêutica no local.
O procedimento consiste na retirada de uma quantidade de sangue do paciente, previamente calculada e prescrita pelo hematologista, para ajudar no tratamento de doenças que provocam acúmulo de ferro no organismo, como hemocromatose, policitemia vera e poliglobulia (excesso de glóbulos vermelhos ou hemácias).
O método é simples e seguro e o número total de sangrias e o intervalo entre elas varia conforme o paciente e necessidade dele, o que é definido pelo médico. Como o procedimento visa o tratamento e não a doação, o sangue coletado é encaminhado ao banco de sangue para descarte adequado.
A sangria terapêutica é realizada somente mediante prescrição médica, feita por profissional do CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá), via sistema de Regulação Municipal. O NIR (Núcleo Interno de Regulação) do hospital informa ao paciente, por telefone, a data e horário do agendamento do procedimento, realizado às quartas-feiras, das 9h às 15h.
Principal equipamento de saúde do município, o Hospital Nardini tem recebido melhorias, equipamentos e serviços desde o início da gestão. Em dezembro do ano passado, a instituição passou a ofertar, pela primeira vez em sua história, a mamografia, colaborando para zerar a fila para o exame na cidade. Também foi inaugurada a nova maternidade, com ambiente mais moderno, humanizado e acolhedor, e realizadas benfeitorias no espaço do laboratório de análises clínicas e inaugurada a usina de oxigênio. Além disso, o hospital retomou o serviço de registro de recém-nascidos e teve o telhado reformado pela gestão municipal.