Viário fará conexão do Complexo Tereza Delta até a Avenida Prestes Maia; obra contempla ainda duplicação da Avenida Newton Monteiro de Andrade
Motoristas de São Bernardo ganharão nos próximos meses uma nova opção de ligação viária no Centro da cidade. A futura via, que está sendo construída entre a Rua Jurubatuba e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, será responsável por fazer a conexão direta do Complexo Tereza Delta até a Avenida Prestes Maia, facilitando o tráfego de veículo nesta região. A obra contempla ainda a duplicação da Avenida Newton Monteiro de Andrade, um dos principais corredores viários da cidade.
O prefeito Orlando Morando, acompanhado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, esteve na tarde desta terça-feira (28.09) no canteiro de obras onde está sendo construído o novo viário e destacou os benefícios que a nova ligação deve proporcionar para motoristas que circulam pela cidade.
Segundo o chefe do Executivo, o novo viário acabará, em primeiro lugar, com o estrangulamento viário existente hoje nesta região.
“O motorista que sai do Tereza Delta e deseja acessar a Prestes Maia precisa atualmente fazer desvios significativos na Jurubatuba para fazer esta ligação. Da mesma forma que o motorista que vem no sentido contrário precisa acessar a Rua Santa Filomena e a Alameda Glória para concluir seu trajeto. O novo viário acabará com isso e permitirá uma ligação direta, dando mais fluidez e eliminando o trânsito desta região”, explicou.
Ao todo serão investidos R$ 12 milhões na construção da nova via na duplicação da Avenida Newton Monteiro de Andrade, em trecho que vai da saída do Complexo Tereza Delta até a Avenida Prestes Maia, totalizando 1,5 km de extensão. A previsão é a de que a obra seja concluída até o início de 2022.
Estrutura
O novo viário contará com três faixas de rolamento em cada sentido, sendo duas delas destinadas para a circulação geral de veículos e uma que será ocupada por corredor exclusivo de ônibus que será implantado na região.
Além disso, haverá ainda canteiro central com paradas de ônibus e área destinada ao passeio público.
Corredor de ônibus
O corredor de ônibus que será instalado na nova via contemplará ainda a Avenida Prestes Maia, permitindo assim ligação direta até a Rua Tiradentes, no Jardim Irajá.
“Com isso, passageiros que vêm do Corredor Anchieta-Imigrantes farão conexão direta com o outro lado da cidade, próximo ao Viaduto José Gomes da Silva (Praça dos Bombeiros)”, destacou, da mesma forma, o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.
GERAÇÃO DE EMPREGOS – Além de aperfeiçoar o sistema viário de São Bernardo, a construção do viário tem gerado emprego e renda. Isso porque, 120 pessoas estão trabalhando direta e indiretamente no projeto.
Mobilidade
A construção do viário é, acima de tudo, uma sequência da melhoria da Mobilidade Urbana desta região.
A Prefeitura de São Bernardo entregou, em agosto do ano passado, o novo Complexo Tereza Delta, localizado no km 21 da Via Anchieta.
Considerado o projeto de maior investimento na área, com aporte de R$ 168 milhões, o sistema viário conta com cinco novos acessos à população.
Com isso, permite mais fluidez e rapidez no deslocamento de aproximadamente 46 mil motoristas que trafegam pela região diariamente.
Além disso, também beneficia passageiros do transporte público, por meio do Corredor Anchieta-Imigrantes.