Município será contemplado com equipamentos de telessaúde, renovação da frota do SAMU e reforço nas UBSs
Em agenda oficial em Brasília, nesta quinta-feira (24.07), o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir e consolidar os investimentos destinados ao município por meio do Novo PAC Seleções 2025. Este foi o primeiro encontro entre os dois após o anúncio dos recursos, feito na última sexta-feira (18/07), e marcou um novo momento para a saúde pública da cidade.
Durante a reunião, foram celebradas conquistas relevantes para o município, resultado direto da articulação da Prefeitura com o Governo Federal. Entre os destaques está a implementação da telessaúde na rede municipal. A medida vai permitir a realização de teleatendimentos e facilitar o acesso da população a especialistas.
“O enfermeiro pode tirar uma foto da lesão de pele, por exemplo, e enviar pela internet diretamente ao dermatologista. É mais agilidade, mais cuidado e menos espera”, explicou o ministro Padilha.
Além dos kits digitais, Mauá será contemplada com equipamentos de apoio diagnóstico remoto e combos de equipamentos para qualificar os atendimentos de rotina e emergenciais nas UBSs.
Outro avanço importante anunciado foi a renovação completa da frota do SAMU, com a chegada de quatro novas ambulâncias — duas de suporte avançado e duas de suporte básico. Somadas às três viaturas recebidas em dezembro de 2024, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra agora contam com sete ambulâncias novas, o que representa mais agilidade no atendimento às urgências na região.
“É uma alegria muito grande ver tudo isso chegando para Mauá. O presidente Lula, o ministro Padilha e toda nossa equipe estão juntos nesse esforço. A saúde da nossa cidade está melhorando a cada dia”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
Além dos novos equipamentos, o prefeito relembrou que Mauá também será beneficiada com obras estruturantes previstas no Novo PAC, como a construção da Policlínica da Vila Assis Brasil, nova unidade do CAPS e uma nova UBS no Jardim Elizabeth.
